INGREDIENTES

MASSA

– 1 ½ xícara (chá) de açúcar
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– 3 ovos (claras separadas)
– 1 xícara (chá) de leite
– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
– ½ xícara (chá) de maisena
– 1 colher (sopa) de fermento em pó

RECHEIO

– 1 abacaxi
– 1 lata de leite condensado
– 3 gemas
– 2 medidas de lata de leite comum
– 2 colheres (sopa) de maisena

COBERTURA

– 3 claras em neve
– 4 colheres (sopa) de açúcar
– 1 lata de creme de leite sem soro
– 2 colheres (sopa) de açúcar
– 1 envelope de gelatina sem sabor

MODO DE FAZER

RECHEIO

Cozinhe o abacaxi com alguns cravos. Reserve a água em que foi cozido para regar o bolo.
Em uma panela coloque o leite condensado, o leite comum (reserve um pouco), as gemas e a maisena dissolvida no leite reservado. Mexa até engrossar. Retire do fogo e adicione o abacaxi, previamente cozido. Reserve.

MASSA

Na vasilha da batedeira coloque o açúcar, as gemas e a manteiga. Misture com uma espátula. Junte o leite, a farinha e a maisena. A seguir, bata com a batedeira para se agregarem. Desligue e adicione as claras em neve e o fermento. Mexa delicadamente. Coloque a massa obtida em uma assadeira redonda n° 25, untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido 180°C a 200°C por 30 minutos.

COBERTURA

Na vasilha da batedeira coloque as claras e bata em neve firme. A seguir, junte as 4 colheres (sopa) de açúcar e a gelatina, aos poucos e com a batedeira ligada. Após se agregarem, reserve o creme obtido. Na vasilha pequena da batedeira coloque o creme de leite e 2 colheres de açúcar. Bata até obter um creme homogêneo. A seguir, misture com a cobertura reservada.

MONTAGEM DO BOLO

Corte o bolo ao meio e regue com a calda do cozimento do abacaxi. Empregue o recheio. Cubra com a parte retirada e espalhe a cobertura. Decore com pedaços de abacaxi e fios de ovos.

COMENTÁRIOS