Globo/Renato Rocha Miranda
Globo/Renato Rocha Miranda

A noite desta terça-feira, dia 10, foi de puro encantamento no galpão de ensaios do Projac. É que o diretor de núcleo Luiz Fernando Carvalho reuniu o elenco e a equipe de produção, figurino e arte de ‘Alexandre e outros heróis’ para apresentar à imprensa o especial em homenagem a Graciliano Ramos, escritor alagoano dos contos infanto-juvenis adaptados na obra.

No espaço, almofadas pelo chão convidavam os presentes a desfrutar do ambiente intimista e acolhedor, onde os atores, durante meses, construíram seus personagens através de um processo intenso de preparação. Ney Latorraca, um dos mais entusiasmados com o projeto, contou que toda a equipe acabou se tornando uma trupe de teatro. “O mais importante para mim neste trabalho foi, depois de 40 anos de TV Globo, 50 de carreira e quase 70 de idade, voltar às minhas origens de ator de teatro. Tive o meu tempo para poder criar junto com meus colegas de trabalho, que viraram amigos. Este é um trabalho que acredita na inteligência das pessoas”, conta.

Depois de assistirem ao clipe do especial, os atores, emocionados com o trabalho, contaram o que a experiência de participar da obra trouxe para suas vidas pessoais e profissionais, como Flávio Bauraqui que passou a observar o mundo de outra forma depois de viver o cego Firmino. Luci Pereira, Marcélia Cartaxo, Flávio Rocha e Marcelo Serrado, que também integram o elenco, se divertiram ao relembrar os bastidores das gravações, quando apelidavam os sapos e galinhas da locação, uma antiga fazenda à beira do rio São Francisco. Por último, Luiz Fernando Carvalho destacou o período em que estiveram em Pão de Açúcar, município alagoano. “Fomos gravar em Alagoas com uma equipe pequena, que lá se juntou aos talentos locais. Este é um trabalho de grupo. Meu esforço maior é estimular cada vez mais a criatividade dos meus colaboradores”, explica o diretor.

‘Alexandre e outros heróis’ vai ao ar no dia 18, quarta-feira, logo após ‘Amor à vida’. A obra tem texto de Luís Alberto de Abreu e Luiz Fernando Carvalho e direção de núcleo de Luiz Fernando Carvalho. Abaixo, o texto do especial.