
O “Big Brother Brasil 26” estreia na próxima segunda-feira (12/01), e a Globo garante que desta vez o poder está nas mãos do público. Isso porque, segundo a emissora, são os expectadores quem vão dizer quem vai integrar o grupo “pipoca”, formado por participantes anônimos. Apesar da novidade ter animado muita gente, a narrativa é muito mais marketing do que realidade.
Acontece que, na prática, a emissora está terceirizando a responsabilidade de fazer o reality ser um sucesso ou não. Desse modo, se der certo, é mérito do público e se der errado também.
++ Cotado para o ‘BBB 26’, Henri Castelli diz que está na Itália mas é flagrado em SP
Quem realmente escolhe os participantes da Casa de Vidro? Spoiler: não é você!
Além disso, a chamada “escolha do público” enfrenta um problema estrutural. Afinal, quem decide quais participantes entram na casa das Casas de Vidro não é o telespectador, mas sim os produtores do programa. Estes selecionam previamente os perfis que consideram mais interessantes para gerar audiência e polêmica.
A Vênus Platinada sabe que certas personalidades chamam mais atenção, seja pelo carisma, pelo jeito explosivo ou até pela aparência. Sendo assim, mesmo com votação aberta, as opções já vêm filtradas. O público escolhe, mas apenas dentro de um “cardápio” pré-determinado.
++ Karol Conká revela condição para voltar ao “BBB”
Ou seja, a liberdade que a emissora vende como total é, na verdade, uma ilusão cuidadosamente construída. Inclusive, a estratégia funciona em dobro para a empresa. Primeiro, que gera engajamento nas redes sociais e dá ao telespectador a sensação de protagonismo. Por fim, ainda permite que a o canal molde a narrativa do programa conforme quiser.
Chances de mais uma “planta” ganhar o jogo são reais
Se analisarmos edições anteriores, fica evidente que esse poder popular frequentemente se volta contra o próprio público. Historicamente, os espectadores não têm mostrado grande precisão ao escolher favoritos. Muitas vezes, a decisão inicial é imediatista e superficial.
Desse modo, quando surge algum conflito: seja uma briga, uma estratégia de jogo ou a presença de uma “planta”, o favorito escolhido pelo público é rapidamente cancelado. Posteriormente, outro participante, inicialmente ignorado, ganha destaque.
++ Fiuk preocupa fãs ao postar música sobre depressão
Saiba mais
Durante a tarde dessa sexta-feira (09/01), a “Plim-plim” vai mostrar alguns dos participantes das “Casas de Vidro”. Os fãs do reality vão poder conhecer os candidatos à vaga nestes horários:
- 1º e 2º intervalos de “Terra Nostra” – Entre 15h e 15h20
- 2º e 3º intervalos da “Sessão da Tarde” – Entre 16h20 e 16h40
- 3º e 4º intervalos de “Rainha da Sucata” – Entre 17h40 e 18h00
- 1º e 2º intervalos de “Êta Mundo Melhor!” – Entre 18h25 e 18h45
- 1º intervalo de “Dona de Mim” – Às 19h55
- 1º intervalo de “Três Graças” – Às 21h40
++ Tadeu Schmidt revela que fez tratamento de saúde para o “BBB 26”
Globo reduz tempo de tela de Pedro Bial e muda programação
A emissora decidiu reorganizar sua programação de 2026 e confirmou uma mudança que chamou a atenção do público. Em suma, a líder de audiência confirmou que Pedro Bial, deixará de comandar um programa diário. Aos 67 anos, o jornalista teve seu tempo de tela consideravelmente reduzido na grade.
A líder de audiência informou, em nota oficial, que reformulará o programa. Deste modo, o cana exibirá o… LEIA MAIS!
**As críticas e análises aqui expostas correspondem a opinião de seus autores






