
Recentemente, durante uma conversa no “BBB26”, Solange Couto expressou opiniões equivocadas sobre o “Bolsa Família”. É impossível ouvir a fala, cheia de desinformação, da atriz, de 69 anos, sem sentir um pingo de vergonha alheia.
Solange Couto chora ao falar da própria dificuldade, mas questiona programa social
Dias antes, a veterana se emocionou ao recordar momentos de vulnerabilidade vividos no “Retiro dos Artistas”, durante a pandemia de Covid-19. No entanto, enquanto rememorava sua própria experiência de solidariedade, criticou políticas públicas que proporcionam apoio semelhante a milhões de brasileiros.
Essa postura não apenas contraria os fatos, como representa um desserviço à sociedade. Afinal, o programa social criado pelo Governo Federal, não é distribuído sem critérios. Ao contrário do que Solange disse, dentre as regras do Bolsa família, a frequência escolar de crianças e adolescentes é obrigatória.
++ Justiça penhora bens de participante do “BBB26” após calote
Ou seja, o programa que surgiu durante a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), funciona como um incentivo à educação. Inclusive, ele garante que milhões de crianças e jovens continuem na escola, com oportunidades reais de transformação social.
Dados que falam mais alto que opiniões: o efeito do “Bolsa Família”
Dados do Ministério da Cidadania (DMC) mostram que, desde sua criação em 2003, mais de 14 milhões de famílias foram beneficiadas, com redução significativa na evasão escolar entre os beneficiários.
Além disso, estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontam que, entre 2004 e 2014, o programa ajudou a reduzir a pobreza em cerca de 28% e contribuiu para diminuir a desigualdade social.
++ BBB26: Pergunta de participante vira polêmica e público aponta racismo
Mais de 90% das crianças atendidas pelo Bolsa Família estavam regularmente matriculadas e participando das atividades escolares. Desse modo, esses números evidenciam que o programa cumpre seu papel de promover cidadania, educação e dignidade, objetivos que pareceram passar despercebidos por Solange Couto.
Relembre falas da atriz e entenda
No programa, Solange afirmou já presenciou um diálogo em que uma mulher incentivou uma pré-adolescente a abandonar os estudos para receber mais dinheiro do governo.
“Eu vi uma garota dizendo assim: ‘Dona fulana, eu passei para a quinta série, eu quero completar, mas aqui na cidade não tem’. A pessoa virou e disse para a menina, que tinha 13, 14 anos, eu não vou dizer o nome do benefício: ‘Você tem benefícios? Que é melhor você ter filhos que estudar!’. Eu vi, ninguém me contou.”, garantiu por fim a artista.
++ Análise: Globo engana público com falso poder de decisão no “BBB26”
Assista:
Gente? A atriz Solange Couto insinuou que o Bolsa Família incentiva o abandono escolar. #BBB26 pic.twitter.com/yaxwWUi1me
— POPZone (@popzone) January 13, 2026
Confira momento em que a veterana desabafa sobre período difícil:
Lindo ouvir a Solange contando sua história e relembrando quando precisou ir morar no Retiro dos Artistas na época da pandemia. #BBB26 pic.twitter.com/ZyIXvy8ECn
— Flavinha (@comentaflavinha) January 13, 2026
BBB26: Globo deixa escapar mensagem sobre Lula
Na noite de sábado (10/01), durante a transmissão ao vivo do reality show da Globo, uma cena inesperado chamou atenção dos telespectadores. Enquanto a câmera mostrava a Casa… LEIA MAIS!
**As críticas e análises aqui expostas correspondem a opinião de seus autores






