MSN

- Publicidade -

Opinião: o que o BBB26 pode aprender com humildade com A Fazenda 17

Análise: o que o BBB26 pode aprender com A Fazenda

Vinícius Carvalho
Vinícius Carvalho
Formado em Direito, minha verdadeira paixão é a escrita. Comecei muito jovem no ofício, enviando críticas e análises sobre televisão para um grande portal apenas pela paixão pelo assunto e o desejo de ser lido. Contudo, com o sucesso da minha coluna, em 2014 fui alçado a redator e, desde então, tive passagens por diversos sites em variados segmentos, de esportes e benefícios sociais a televisão, celebridades e tecnologia.
Tadeu Schmidt na casa do BBB26
Tadeu Schmidt na casa do BBB26 (Globo/ Fábio Rocha)

Após várias temporadas consideradas medianas ou ruins, a Globo estreou o BBB26. Contudo, com humildade a emissora pode aprender muito com A Fazenda 17, que foi uma das melhores temporadas da história do reality e dos realities em geral.

- Continua após o anúncio -

Sem a dinâmica das plaquinhas

Nessa edição de A Fazenda, não teve a “dinâmica das plaquinhas”, até pelo fim do programa de Rodrigo Faro. Para quem não conhece, nas edições anteriores, cada eliminado da semana ia no palco do Rodrigo Faro e colocava plaquinhas com adjetivos bons ou ruins para cada peão que ficou na casa, e os peões assistiam tudo da sede do reality.

- Continua após o anúncio -

+ Trump é vaiado e não consegue falar nos EUA: “Impeachment”

Por que foi bom não ter mais essa dinâmica: qualquer interferência externa estraga o programa. Se tivesse a dinâmica das plaquinhas, todo eliminado iria babar ovo para Dudu Camargo e o rapaz e os demais participantes perceberiam que ele era o favorito. A edição 17 foi boa justamente pois até o final ninguém tinha noção que o rapaz era o favorito, nem ele mesmo, e todo mundo que saía ficava muito surpreso com essa informação.

- Continua após o anúncio -

Por outro lado, com todos no escuro, cada um se sentia apto a ganhar, o que fez todos ali, como Carol Lekker e Fabiano, a darem o máximo de si a cada momento na casa. Se sentissem que havia um campeão, eles perderiam o brilho.

Dinâmica do Seu Fifi no BBB25

Quando a produção da Globo entrou em desespero com a baixa audiência, resolveram fazer a dinâmica do Seu Fifi. Para quem não se lembra, o programa simplesmente mostrou aos competidores o que um falava mal do outro. Tudo para mostrar como Camilla e Thamiris falavam mal de Vitória Strada pelas costas.

+ Moraes libera ida de hacker para o semiaberto

A dinâmica trouxe um pico de audiência? Sim. Mas estragou todo o jogo. Pois com isso os competidores já não se sentiam à vontade para falar mal dos outros pelas costas, a dupla citada começou a se redimir e já sabia que seria eliminada etc. Essa dinâmica inclusive pode atrapalhar a edição atual do reality, pois os brothers já entram sabendo que tudo que falarem dos outros pode ser exposto na casa, o que torna cada um contido e com medo de cancelamento.

Ficar forçando brigas no BBB26

Nas últimas edições com Tadeu Schmidt, o programa ficou forçando brigas, nas dinâmicas e nas votações, novamente movido pelo desespero pela queda de audiência.

Em A Fazenda é o oposto: Adriane Galisteu nem aparece ao vivo nas dinâmicas, são os próprios competidores que agem como acham que devem. E nas votações, Galisteu também não força brigas. No máximo ela alfineta na réplica do votado: “Fulano, o que você achou desse voto fofo que recebeu…” E com isso, A Fazenda tem muito mais brigas e tretas que o BBB. Como pode ser assim?

É uma questão de psicologia. Se na hora de uma dinâmica o apresentador ficar forçando você a tretar com alguém, isso faz o competidor se sentir manipulado lá dentro, embora não possa se expressar dessa forma para não levar chamada da direção. Assim como na vida, o desespero de performar faz você não performar. Se todos entram nas dinâmicas tensos com medo de chamadas do apresentador, acabam performando mal.

No momento que sofre esse tipo de humilhação ao vivo, de sofrer uma bronca do apresentador na frente de todos, o brother pode até apontar alguém, mas fará com má vontade, pois nesse momento seu ranço está muito maior contra o programa do que contra o desafeto na casa. Além disso, os outros, até os rivais, têm um sentimento de solidariedade após o colega ser chamado atenção e também ficam mais irritados com o programa que com um possível desafeto.

E ainda um terceiro ponto: mesmo que realmente haja um desafeto na casa, o competidor se sentirá manipulado ao expor sua crítica, pois parecerá que só está criticando porque é obrigado e não por realmente estar se sentindo daquela forma, fazendo o confinado perder a motivação de expor seu ranço. “Ah, mas e as plantas?

Plantas são necessárias em realities

Plantas são fundamentais para o bom andamento do programa, assim como em qualquer história. Não dá para todo mundo ser protagonista. Dentro da metáfora botânica, podemos dizer que o esterco é necessário para a boa safra.

Ah, então quer dizer que o programa tem que escolher plantas?” A verdade é que ninguém a princípio é planta na vida, as “plantas” surgem dentro da dinâmica de dominação no jogo. O problema é ficar forçando para que as pessoas deixem de ser plantas. Tanto é que uma pessoa pode ser planta em um reality e protagonista em outro. Só observar vários protagonistas de realities da MTV q ue quando vão para A Fazenda muitas vezes viram plantas. Se todos forem protagonistas, ninguém é protagonista. Reality é uma história.

**As críticas e análises aqui expostas correspondem a opinião de seus autores.

RESUMO DO 1° DIA DE BBB26: BROTHERS ESTÃO COM ‘FOGO NOS OLHOS’: “É MATAR OU MORRER”

O BBB26 começou agitado na TV Globo nesta segunda (12) e os brothers entraram com “fogo nos olhos” e em clima de Jogos Vorazes… Leia Mais!

Vinícius Carvalho
Vinícius Carvalho
Formado em Direito, minha verdadeira paixão é a escrita. Comecei muito jovem no ofício, enviando críticas e análises sobre televisão para um grande portal apenas pela paixão pelo assunto e o desejo de ser lido. Contudo, com o sucesso da minha coluna, em 2014 fui alçado a redator e, desde então, tive passagens por diversos sites em variados segmentos, de esportes e benefícios sociais a televisão, celebridades e tecnologia.
Prêmio Área VIP 2025
Prêmio Área VIP 2025

Últimas