
O cinema brasileiro deu um passo importante rumo ao Oscar nesta terça-feira (16). “O Agente Secreto”, novo filme de Kleber Mendonça Filho, foi anunciado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood como um dos 15 pré-indicados na categoria de Melhor Filme Internacional. A produção também aparece na lista preliminar de Melhor Elenco, ampliando as chances de destaque na principal premiação do cinema mundial.
+ Vini Jr. reage à foto de Virginia com os filhos da relação com Zé Felipe
Produção nacional disputa espaço entre favoritos da temporada: estrelado por Wagner Moura, o longa foi rodado no Recife e concorre com títulos considerados fortes na temporada, como “Valor Sentimental”, “Foi Apenas um Acidente”, “A Única Saída”, “Sirât” e “A Voz de Hind Rajab”. A presença do filme brasileiro na shortlist reforça o reconhecimento internacional da obra e de seu diretor.
Brasil aparece em outras categorias do Oscar
Além de “O Agente Secreto”, outras produções com participação brasileira também figuram entre os pré-selecionados da Academia. O documentário “Apocalipse nos Trópicos”, dirigido por Petra Costa, entrou na shortlist de Melhor Documentário. Já o paulista Adolpho Veloso foi lembrado na categoria de Melhor Direção de Fotografia pelo trabalho em “Sonhos de Trem”. O curta-metragem “Amarela” também integra a lista preliminar.
Coproduções reforçam presença brasileira: o DNA nacional ainda está presente no documentário “Yanuni”, uma coprodução entre Alemanha, Brasil, Canadá, Estados Unidos e Austrália, ampliando a participação do país na premiação.
Marca histórica para o cinema nacional
Esta é a terceira vez neste século que o Brasil aparece na lista de pré-indicados ao Oscar de Filme Internacional. Antes, apenas “O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias” (2007) e “Ainda Estou Aqui” haviam alcançado esse feito.
Possibilidade de feito inédito: caso “O Agente Secreto” confirme a indicação final, o Brasil terá filmes indicados em dois anos consecutivos, algo que não acontece desde “O Que É Isso, Companheiro?” e “Central do Brasil”, em 1998 e 1999.
+ Virginia mostra preparativos para Ano Novo na Europa com Vini Jr. e detalhe chama atenção
Zé Felipe muda letra de música em homenagem a Virginia para falar de Ana Castela
Zé Felipe deu o que falar ao se apresentar em Portugal. Durante o show, o cantor fez uma alteração sutil — mas cheia de significado — na letra de… LEIA MAIS!






