Saiba como remover manchas, riscos, gordura e até chiclete de roupas e tecidos

Se você está numa festa e deixa cair no vestido algum tempero, pedaço de salgadinho, bebidas tipo vinho, chá, café, suco de frutas, não se desespere. Providencie ou pegue um gelo do seu copo, chupe um pouco para que fique limpinho e esfregue no local manchado, tendo o cuidado de colocar um guardanapo de pano ou papel pelo lado de dentro do tecido. O de papel de modo geral é mais eficiente pois absorve a água à medida em que o gelo derrete e não deixa molhar muito a área. Às vezes demora um pouco mas seja o que for vai passando para o lado de dentro e termina por desaparecer ou ficar quase imperceptível, depois de seco. Tem que ser na hora em que acontece o acidente; depois de muito tempo, melhor dar um tratamento tradicional em casa, dependendo do tecido.

Use também o gelo para retirar goma de mascar da roupa. Esfregue o gelo no local, até que ele fique quebradiço e vá se soltando. Não tente esfregar antes de ficar gelado pois a goma de mascar adentra cada vez mais na trama.Este método serve inclusive para pisos e tapetes.

Depois de uma festa ou reunião de família, a dona de casa por vezes tem que contornar pequenos acidentes e aqui vão algumas dicas:

Uma solução de uma colher de sopa de sabão em pó, uma colher de vinagre branco em um litro de água morna, ajuda a limpar:

1. calda de açúcar, balas e refrigerantes – passe um pano úmido com a solução ainda morna e enxugue com pano seco ou absorvente

2. café – aplique gelo e a seguir passe um pano com a solução

3. óleo/gordura – retire o excesso com pano embebido em álcool e a seguir passe um pano molhado na solução bem morna.

4. Riscos pretos de sapatos nos pisos – passe removedor líquido diluído em água. Uma borracha macia também faz o serviço, sem o perigo de manchar.

Elementos semi-sólidos ou viscosos devem ser retirados com uma colher, da borda para o centro da mancha, antes de iniciar a limpeza. Verifique o sentido da trama e retire a sujidade seguindo o mesmo rumo dos fios e não “contra-pelo”.

Nunca deixe para o dia seguinte a retirada de uma mancha – quanto mais cedo o problema for enfrentado, melhor possibilidade de êxito.

Em todos os casos, o último passo deve ser sempre enxugar o local com pano seco limpo e branco ou papel absorvente. Nunca exponha uma peça ao sol pois ao mesmo tempo em que seca o tecido, vai descorá-lo.

Maria Eugenia Cerqueira

Maria Eugenia Cerqueira é escritora, autora de três livros, e há vários anos traz, através de diversos veículos de comunicação, dicas e ensinamentos sobre como tornar o dia-a-dia mais fácil de forma práticas e receitas de simples preparo.

Esse site utiliza cookies Leia mais.