
Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque vão se apresentar neste domingo (21), durante um protesto na praia de Copacabana contra a chamada PEC da Blindagem, que busca proteger parlamentares de serem processados criminalmente e que gerou indignação no Brasil.
A partir das 14 horas, Caetano Veloso vai liderar o cortejo artístico em um trio composto apenas por músicos. Caetano já vinha se posicionando nas redes contra as duas propostas. Em vídeo recente, chamou a PEC que dificulta processos contra parlamentares da “PEC da Bandidagem” e foi taxativo: “Tem que receber da sociedade brasileira uma resposta socialmente.
Lula opina sobre PEC da Blindagem: “Não é uma coisa séria”
“A gente tem que ir pra Rua, pra frente do Congresso como já fizemos outras vezes”, disse o cantor em vídeo republicado pelo perfil Midia Ninja no perfil oficial do Instagram. “Recado Importante de @caetanoveloso. Atenção deputados, a população brasileira não aceita a PEC da Bandidagem e a Anistia para os Golpistas”, escreveu a equipe.
Confira o vídeo:
A mobilização busca pressionar senadores para que a PEC não avance. Grupos contrários ao texto defendem que, se aprovada, a medida criará barreiras adicionais para a responsabilização de parlamentares e representará um retrocesso na democracia
A cantora Anitta também compartilhou mensagens em suas redes sociais contra a medida. Nos stories do Instagram, publicou a frase: “Não à PEC da bandidagem. Senadores, contamos com vocês”.
Entenda
A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de terça-feira (16), o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) 3/21. Chama de PEC das Prerrogativas pelos parlamentares e apelidada de PEC da Blindagem, a proposta amplia proteções legais a parlamentares e dificulta a prisão e a abertura de processos criminais contra deputados e senadores. A proposta ainda terá que passar pelo Senado.






