MSN

terça-feira, 14 de maio de 2024

Galvão Bueno se despede das narrações na Globo no jogo entre Argentina e França pela grande final da Copa do Mundo

Narrador ainda receberá homenagem especial no 'Esporte Espetacular'

-

-

Fernando Melo
Fernando Melo
Colunista sobre o mundo da TV, celebridades, influencers e personalidades da mídia em geral, atuante no segmento desde 2012, com passagens por diversos sites. No Área VIP, além de colunista, é coordenador de redação.
Galvão Bueno (Mauricio Fidalgo/Globo)
Galvão Bueno (Mauricio Fidalgo/Globo)

A TV Globo transmite neste domingo, 18 de dezembro, a grande final da Copa do Mundo do Catar entre Argentina x França. Sendo assim, a partir será narrada por nada mais e nada menos que Galvão Bueno, que fará a sua última narração no futebol em sua carreira na TV.

- Continua após o anúncio -

Dessa forma, a grande final da 22ª edição da Copa do Mundo, a primeira disputada no Oriente Médio, e também nesta época do ano, coloca frente a frente duas seleções bicampeãs mundiais. A Argentina, liderada por Messi, e a França, que tem como destaque o seu trio ofensivo formado por Mbbapé, Giroud e Griezmann.

+ Após Galvão Bueno declarar torcida pra Argentina, Ana Thaís Matos dispara: “me poupe”

Em suma, na TV Globo, a decisão será assunto a partir de 9h30, quando começa o ‘Esporte Espetacular’. O programa traz depoimentos do narrador recordando algumas de suas transmissões mais famosas em Copas e bordões que entraram para a história. No total, são 13 coberturas do evento no currículo, a primeira delas em 1974. Na TV Globo a estreia aconteceu em 1982. Na edição seguinte, narrou pela primeira vez uma partida da seleção brasileira no torneio, a vitória por 1 a 0 sobre a Argélia. Desde 1990, Galvão dá voz às partidas do Brasil. Também esteve presente em todas as finais de lá para cá chegando, neste domingo, a nove consecutivas.

- Continua após o anúncio -

“Eu desejo a quem venha na sequência a felicidade de ver grandes momentos e que eles fiquem marcados na voz desta pessoa. Temos grandes profissionais, mas os momentos são necessários para que eles fiquem marcados. Eu não poderia imaginar que fosse viver tantos e que eles fossem tão intensos”, afirma Galvão, que narrou 94 gols da seleção brasileira em 53 jogos dela em Copas.

Mais sobre a matéria da despedida de Galvão Bueno

Sendo assim, na sequência da programação especial, o narrador participa de um pré-jogo especial, com a participação de Luis Roberto, Junior, Ana Thaís Matos, Roger Flores e Caio Ribeiro. Quando a bola rolar, a missão de comentar esta partida tão especial fica a cargo de Ana Thaís, a primeira comentarista mulher da TV Globo em uma final de Copa do Mundo, e de Junior.

- Continua após o anúncio -

“O futebol tem seus mistérios, mas chegamos à final desta Copa com a sensação de que os dois melhores times vão decidir o título. Teremos uma seleção tricampeã do mundo. A França busca a façanha de um bicampeonato consecutivo, como só a Itália em 1934 e 1938, e o Brasil, em 1958 e 1962 conseguiram. A Argentina teve aquele tropeço na estreia contra a Arábia Saudita e depois deu uma virada. O técnico foi ajustando o time depois daquele susto. Jogou cada partida de acordo com o adversário. Será uma grande final”, analisa o narrador.

+ Galvão Bueno critica a Seleção após eliminação na Copa do Catar: “Faltou liderança”

Além disso, vale lembrar, que mesmo com a despedida das transmissões, Galvão assinou um novo contrato com a Globo, válido por dois anos. O acordo prevê a participação do artista em um programa por ano na TV Globo e a locução de chamadas do Esporte da emissora.

Entretanto, a programação esportiva da Globo se espalha por todos seus canais na TV Paga e também com transmissão alternativa do Globoplay, com sinal compartilhado no sportv2, Tiago Leifert, o técnico Lisca, a comentarista de arbitragem Fernanda Colombo e o estatístico Thomaz Freitas recebem o ex-BBB Gil do Vigor para acompanhar a partida entre argentinos e franceses.

No sábado, Marrocos e Croácia disputam o terceiro lugar

Deste modo, um dia antes da final no Catar é a vez de conhecer o terceiro colocado desta edição. Grande surpresa do torneio, Marrocos encara a Croácia, finalista da Copa de 2018 e algoz do Brasil neste ano. Na TV Globo, o jogo contará com a narração de Renata Silveira e os comentários de Ricardinho e Paulo Nunes.

Por fim, no sportv, Everaldo Marques comanda a transmissão, auxiliado pelas análises de Ledio Carmona, Pedrinho e Renata Mendonça. Na transmissão alternativa do Globoplay, exibida também no sportv2, Tiago Leifert e sua turma terão a visita do humorista Marco Luque.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Fernando Melo
Fernando Melo
Colunista sobre o mundo da TV, celebridades, influencers e personalidades da mídia em geral, atuante no segmento desde 2012, com passagens por diversos sites. No Área VIP, além de colunista, é coordenador de redação.