
A cantora Preta Gil faleceu na tarde de domingo, 20 de julho, nos Estados Unidos, onde tentou realizar um tratamento experimental na luta contra o câncer de intestino. Depois da confirmação de sua morte, a família da artista tenta trazer ao Brasil o seu corpo.
De acordo com informações do seu pai, o cantor Gilberto Gil, não existe data exata ainda para a chegada do corpo de Preta Gil em território nacional. No entanto, segundo apurado pela reportagem do jornal ‘O Globo’, o mesmo deverá chegar ainda nesta semana, entre quarta (23) ou quinta-feira (24).
+ Preta Gil lutava contra dores insuportáveis: “estava sofrendo muito”
Em nota oficial, no Instagram, Gilberto Gil afirmou: “Informamos que, neste momento, ainda não há previsão para a repatriação do corpo de Preta Gil ao Brasil“, escreveu. “Ela será velada na cidade do Rio de Janeiro, onde sua família, amigos e o público poderão prestar suas últimas homenagens“, disse.
Ainda no comunicado, Gil prometeu novas informações assim que os detalhes forem definidos. “Tão logo tenhamos as informações do funeral, divulgaremos aqui“, acrescentou. “Agradecemos, mais uma vez, o carinho, o respeito e a compreensão de todos.”
Veja a publicação:

Morte de Preta Gil
Preta foi diagnosticada em 2023 com um câncer colorretal que entrou em remissão no final do mesmo ano. Meses depois, a doença voltou mais agressiva: com dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter.
+ Morte de Preta Gil: veja os principais sintomas do câncer de intestino
Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, a cantora deixou um filho, Francisco, de 30 anos, e uma neta, Sol de Maria, de nove. Deixa também um legado de luta contra o racismo, pelo direito das mulheres e da comunidade LGBT+, e pela autoaceitação e amor-próprio.






