
Gilberto Gil decidiu tomar medidas legais contra o padre Danilo César, da Paróquia São José, em Areial, interior da Paraíba, após declarações consideradas ofensivas feitas durante uma missa, de acordo com informações do ‘g1’. O cantor entrou com uma ação por danos morais no valor de R$ 370 mil, alegando intolerância e racismo religioso.
+ Francisco desabafa sobre retorno aos palcos após morte da mãe, Preta Gil: “Era o templo dela”
Padre ironizou orações por Preta Gil
O episódio ocorreu após o artista afirmar que havia feito uma oração aos orixás pela saúde de sua filha, Preta Gil, que faleceu em julho deste ano. Durante uma homilia, o padre ironizou a crença do cantor:
“Gilberto Gil fez uma oração aos orixás, cadê o poder desses orixás que não ressuscitaram Preta Gil?”, disse ele, em tom de deboche, durante a celebração transmitida ao vivo nas redes sociais.
A fala, amplamente compartilhada na internet, gerou revolta entre fãs, religiosos e familiares da cantora.
Família exige retratação pública
A advogada de Gil, Layanna Piau, confirmou ao g1 que o processo será formalizado na Justiça do Rio de Janeiro. Antes da ação, o cantor havia enviado uma notificação extrajudicial à Diocese de Campina Grande, exigindo retratação pública no canal da paróquia e medidas disciplinares contra o sacerdote. No entanto, após 15 dias sem resposta, Gil decidiu seguir judicialmente.
Na notificação, o músico destacou o “enorme desrespeito” do padre e o sofrimento causado à família em um momento de luto. Segundo ele, a atitude do religioso fere o direito à liberdade de crença, configurando crime previsto no Código Penal.
+ Gilberto Gil volta a homenagear a filha, Preta Gil
Preta Gil e sua fé
Preta Gil, falecida aos 49 anos, mantinha forte conexão espiritual com Salvador e com as religiões de matriz africana. Antes de sua morte, participou de celebrações em homenagem a Iemanjá e agradeceu pela recuperação após cirurgia contra o câncer. Desde sua partida, uma missa mensal é realizada em sua memória na Igreja do Rosário dos Pretos, na capital baiana.






