
A grande cantora e compositora Carly Simon, a primeira pessoa a acumular vitórias no Grammy, Oscar e Globo de Ouro, rebelou seu diagnóstico de Mal de Parkinson e de câncer. A condição foi confirmada em entrevista nesta segunda-feira, 27 de julho.
Na entrevista à revista ‘People’, Carly Simon falou abertamente sobre seus sintomas debilitantes. A intérprete do megahit “You’re So Vain” – listada pela Billboard como uma das 100 maiores canções de todos os tempos -, revelou sua batalha contra essa condição neurológica progressiva e incurável.
+ Morte de Antônio Fagundes aos 63 anos é confirmada
Simon está afastada dos holofotes há sete anos e, aos 83 anos, ela também anunciou que passou por um tratamento para carcinoma basocelular após o diagnóstico de Parkinson; a cirurgia facial resultante a deixou insegura quanto a aparecer em público. Uma das últimas vezes em que Carly apareceu em um evento aconteceu em outubro de 2019, na rádio SiriusXM, e sua última apresentação ao vivo ocorreu em março de 2018.
“Muitas pessoas me escreveram, perguntando gentilmente sobre o meu relativo silêncio, querendo saber como estou e o que tenho feito. A verdade é que tenho aprendido a conviver com a doença de Parkinson“, disse a artista. “Levei algum tempo para compreender o diagnóstico, adaptar-me a ele e decidir o quanto eu queria falar sobre isso publicamente. O Parkinson se manifesta de forma diferente em cada pessoa e pode ser imprevisível. Em alguns dias, sinto-me tão cansada que não consigo sequer começar o dia. Em outros, a doença me dá um pouco mais de liberdade para me mover, pensar, trabalhar e me sentir eu mesma“, explicou.
Inicio dos problemas de saúde
Carly Simon prosseguiu com seu relato: “Os problemas começaram com artrite em ambos os joelhos e em um quadril. Acabei substituindo as três articulações; saíam as antigas e entravam delicados conjuntos de metal e plástico. Após três cirurgias de substituição, presumi que minha dificuldade para caminhar fosse apenas uma parte infeliz e bastante irônica do processo de recuperação. Mas minha mobilidade continuou piorando. Eu tinha dificuldade para me levantar de cadeiras baixas e sofás profundos sem que alguém me oferecesse o braço. Mas, móveis muito estofados tornaram-se meus inimigos. Uma vez sentada, eu sentia como se tivesse sido engolida pela cadeira e pudesse permanecer ali para sempre, como uma visita que abusou da hospitalidade e ficou tempo demais“, relatou.
A artista ainda explicou que a dificuldade de locomoção levou a família fazer uma investigação mais minuciosa de seu estado de saúde. O diagnóstico de Parkinson acabou sendo feito e foi seguido pelo início de um tratamento com medicamentos para combater a rigidez e outros sintomas.
+ Poliana Rocha rompe o silêncio e diz ao Brasil quem realmente é Leonardo
“O Parkinson é geralmente associado a movimentos, tremores e equilíbrio, mas pode afetar muito mais do que o corpo. Pode trazer ansiedade, depressão, exaustão e apatia. A apatia é algo particularmente estranho. Você pode se ver deitada ali como uma estrela-do-mar secando ao sol, com os braços apontando para todas as direções, enquanto nada em seu interior lhe diz para levantar, ler, assistir a algo, escrever, cantar, ligar para alguém ou fazer praticamente qualquer coisa. Essa tem sido uma das coisas mais difíceis de explicar. Não é simplesmente tristeza ou preguiça. É como se a parte do cérebro que envia convites para participar da vida tivesse perdido temporariamente a lista de convidados“, relatou.
Câncer de Carly Simon
O diagnóstico de câncer – um carcinoma basocelular no rosto – e a abordagem invasiva, no entanto, foram apontados por Carly como a principal razão de sua ausência de aparições públicas. “O câncer foi removido, mas a cirurgia afetou minha aparência e me deixou mais insegura em relação a ser vista em público. Sempre fui mais crítica em relação à minha aparência do que qualquer pessoa poderia imaginar (veja só a ironia de ter composto “You’re So Vain”), e isso deu à minha crítica interior bastante material novo“, reconheceu.

TIAGO LEIFERT PODE ASSUMIR PROGRAMA LIVRE NO SBT!
Depois do imenso sucesso à frente dos programas esportivos durante a Copa do Mundo FIFA, a direção do SBT avaliou presentear o apresentador Tiago Leifert, promovendo-o a novo comandante do Programa Livre… LEIA MAIS!





