Jornalista da Globo viraliza na web com discurso sobre racismo

Durante o telejornal 'Hora Um', o jornalista Thiago Oliveira falou sobre os recentes casos de mortes de pessoas negras e ganhou apoio na web.
Thiago Oliveira / Instagram

Thiago Oliveira, jornalista da TV Globo, acabou viralizando na web após o seu discurso sobre o racismo durante a exibição do telejornal ‘Hora Um’. Ao lado do apresentador Roberto Kovalick, ele falou sobre o caso do americano George Floyd, que acabou morrendo asfixiado após um policial branco pressionar seu pescoço com o joelho.

O jornalista, que aparece no telejornal para falar sobre esportes, foi questionado por Kovalick sobre o que ele considerava mais chocante em toda essa história, e Thiago fez um discurso impressionante.

Entenda o movimento “Blackout Tuesday” que tomou conta da internet

“Chocante é você imaginar que isso sempre aconteceu, mas não tinha na ocasião um celular para gravar o vídeo e áudio. É isso que nos machuca. Isso acontece diariamente lá nos Estados Unidos, no mundo todo, e sobretudo, aqui no Brasil”, começou ele.

em seguida ele falou sobre as manifestações. “Tem uma coisa que é extremamente importante da gente dizer, os atos que estamos acompanhando são extremamente importantes para fazer barulho, mas atos pacíficos para a gente não perder a força e, mais do que isso, não é uma briga de negros e brancos. É uma briga contra os racistas”.

Thiago seguiu o discurso. “O meu sonho, aos 35 anos, é de que eu veja de fato aquela frase ‘racistas não passarão’, porque se unirmos os brancos, os amarelos, os negros, aí sim a gente vai conseguir. Não é prepotência ou vitimismo porque nos últimos anos a gente sempre escutou isso: ‘Ah o Thiago, que é negro, se fala determinada coisa é porque ele se faz de vítima’. A gente escuta isso, ao longo dos últimos anos, diariamente. Não é vitimismo, é realidade”, afirmou ele.

“Queria aquecer, abraçar e acalentar todos”, diz Luan Santana sobre vítimas de racismo

O jornalista ainda pediu para que os telespectadores refletisse sobre o racismo. “Pense agora você, com a sua família, se você gostaria de ser tratado e de ter o mesmo tratamento que o negro teve nos últimos anos. Responda pra você. Será que você iria responder ‘sim’ ou naturalmente você iria falar ‘não’. E o ‘não’ é compreensível porque o racismo está camuflado e enraizado. Mas a partir do momento que você tem essa resposta dentro de si, você vai entender que não é vitimismo”, disparou.

Roberto Kovalick, que ouvia atentamente o discurso do colega, também deu sua opinião. “Para os brancos e aí eu me incluo, é impensável que isso pudesse acontecer com a gente. Isso que é terrível. Você fez um exercício que eu acho que todo mundo deve pensar. Óbvio que a resposta é ‘não’. Mas se você pensa como um branco ‘isso não vai acontecer comigo’. E aí você se choca. Faltam palavras para dizer a indignação não só sobre esse caso, mas como também para os outros que não foram registrados causam”, afirmou o apresentador.

Ícaro Silva faz desabafo sobre racismo e lamenta: “Difícil ser livre e preto”

Para finalizar, Thiago completou: “O meu sonho é de que racistas não passem mais. E enquanto eu tiver a oportunidade de falar aqui na Globo, eu vou falar porque esse recado é extremamente importante pra você que acha ou em algum momento achou que era brincadeira, que era ‘mimimi’, de um negro ou de um preto”, concluiu ele.

Após o discurso feito ao vivo no telejornal, o jornalista ainda compartilhou o vídeo em seu perfil oficial no Instagram, e o post acabou viralizando na web, recebendo diversos elogios.

Assista ao vídeo: 

Daniela Santos: Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!

Esse site utiliza cookies Leia mais.