
O veterano Lima Duarte usou o seu perfil no Instagram para lamentar a morte de um querido amigo. David José, conhecido por interpretar o primeiro Pedrinho no “Sítio do Picapau Amarelo”, faleceu aos 83 anos, em São Paulo, na última segunda-feira (06).
+ Morre, aos 96 anos, Dorinha Duval, a primeira Cuca do Sítio do Picapau Amarelo
A produção inspirada na obra de Monteiro Lobato foi exibida pela extinta TV Tupi. Familiares informaram que a causa da morte de David foi uma doença pulmonar progressiva, que havia sido diagnosticada em 2017.
O corpo do ator, escritor e historiador foi velado nesta quarta (07), na Bela Vista, Centro da capital paulista. Em seu perfil, Duarte se despediu do amigo, afirmando que ele teve grande contribuição para a cultura nacional.
“Infelizmente, ontem o querido David José nos deixou.Com este vídeo, relembro com carinho o lançamento do Projeto David José, realizado na @cinemateca.brasileira, onde falamos sobre o nascimento da televisão no Brasil e revivemos tantas boas lembranças. Um artista, pesquisador e amigo que deixou um legado imenso para a nossa cultura!”, afirmou o veterano recebendo o apoio do público nos comentários. “Que Deus tenha concedido um lugar digno a ele”, comentou um fã. “Era um grande ator. Descanse em paz”, desejou outro.
Confira:
Mais sobre David José
Nascido em São Paulo, no ano de 1942, David José iniciou a sua carreira artística ainda na juventude, aos 12 anos, quando ingressou no Teatro Escola de São Paulo (TESP).
+ Aos 95 anos, Lima Duarte emociona ao falar de Francisco Cuoco: ‘Tantos anos juntos’
Pouco tempo depois, estreou na TV. Em 1952, foi escolhido para dar vida ao personagem Pedrinho, da obra de Monteiro Lobato, “Sítio do Picapau Amarelo”. O artista ainda fez contribuições importantes para a arte e cultura, se formando em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), onde também fez o seu doutorado.






