
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula, lamentou a morte do cantor e compositor Jards Macalé nesta segunda-feira, 17 de novembro. O chefe de estado contou que o olhar do artista contribuiu para aproximá-los ao longo das últimas décadas e frisou que ele fez história na música brasileira. O músico morreu nesta mesma data, aos 82 anos, no Rio de Janeiro.
“Jards Macalé dizia que o amor é um gesto político. E que em tempos de ódio e de intrigas como os que vivemos recentemente, pouca gente falava do amor, e por isso era tão importante cantá-lo. Essa visão de mundo me aproximou de Jards: política e amor devem andar juntos. Não podem ser separados”, iniciou Lula, no X, antigo Twitter.
+ Lula lamenta morte de Hermeto Pascoal e abre o coração: “Talento e incansável criatividade”
O presidente relembrou os encontros que teve com o cantor: “Estive com Jards na luta pela redemocratização. Nos reencontramos várias vezes ao longo dos anos. Foi uma honra tê-lo entre os artistas que se apresentaram em minha posse em 2023. Jards Macalé fez história como cantor e compositor de algumas das músicas mais brilhantes de nossa MPB”.
“Sempre defendeu a valorização da cultura e transformou seu talento e sua arte em uma luta constante contra o autoritarismo. A todas e todos que estão sentindo a falta de Jards Macalé, deixo um abraço carinhoso”, completou Lula.
+ Lula lamenta morte de Silvio Tendler e desabafa: “Meus sentimentos”
Confira:
Jards Macalé dizia que o amor é um gesto político. E que em tempos de ódio e de intrigas como os que vivemos recentemente, pouca gente falava do amor, e por isso era tão importante cantá-lo.
Essa visão de mundo me aproximou de Jards: política e amor devem andar juntos. Não…
— Lula (@LulaOficial) November 17, 2025
Comunicado da morte do Jards Macalé
A equipe de Jards Macalé comunicou o falecimento dele nas redes sociais: “Jards Macalé nos deixou hoje. Chegou a acordar de uma cirurgia cantando “Meu Nome é Gal”, com toda a energia e bom humor que sempre teve. Cante, cante, cante. É assim que sempre lembraremos do nosso mestre, professor e farol de liberdade. Agradecemos, desde já, o carinho, o amor e a admiração de todos. Em breve informaremos detalhes sobre o funeral. “Nessa soma de todas as coisas, o que sobra é a arte. Eu não quero mais ser moderno, quero ser eterno.””.
Confira:
A assessoria também trouxe informações do velório do artista: “O velório de Jards Macalé será nesta terça-feira, 18 de novembro de 2025, no Palácio Gustavo Capanema, na Sala Sidney Müller, das 10h às 15h. O sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista (Rio de Janeiro) às 16h. Palácio Gustavo Capanema: R. da Imprensa, 16 – Centro, Rio de Janeiro . Cemitério São João Batista: R. General Polidoro, 245 – Botafogo, Rio de Janeiro”, concluiu.
Lula dribla mal-estar com famosa cantora
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu contornar um desconforto diplomático e artístico às vésperas de um grande evento. A cantora estava insatisfeita por… LEIA MAIS!






