
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do Silvio Tendler, um dos mais renomados documentaristas brasileiro, que faleceu nesta sexta-feira, 5 de setembro, aos 75 anos, vítima de uma infecção generalizada. O cineasta estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, Zona Sul do Rio.
De acordo com a postagem do presidente, ele recebeu com pesar a notícia do falecimento de Silvio Tendler. Lula declarou que Silvio deixou uma obra fundamental para entendermos nosso país e que, em seus filmes, soube resumir e explicar importantes momentos de nossa história, como os governos de Juscelino Kubitschek e João Goulart, e a trajetória de Tancredo Neves durante a redemocratização.
+ Presidente Lula lamenta morte de grande artista brasileiro: “Meus sentimentos aos familiares”
A autoridade também declarou que Tendler nunca deixou de valorizar a democracia, nem de mostrar as ameaças autoritárias que insistem em ressurgir em nossa história. Lula disse que ele sempre teve um olhar social agudo e o anseio por um desenvolvimento com justiça social. O político declarou que, devido sua importância para nosso país, ele teve a honra condecorá-lo com a Ordem de Rio Branco, em 2006, e do Mérito Cultural, agora em 2025.
O presidente Lula prestou apoio, deixando seus sentimentos e sua solidariedade aos seus familiares e amigos.
+ Presidente Lula lamenta morte de Silvio Santos: “fim de uma era”
“Com pesar, recebi a notícia do falecimento de Silvio Tendler, um dos maiores documentaristas do Brasil, nesta sexta-feira, 5 de setembro. Silvio deixa uma obra fundamental para entendermos nosso país. Em seus filmes, soube resumir e explicar importantes momentos de nossa história, como os governos de Juscelino Kubitschek e João Goulart e a trajetória de Tancredo Neves durante a redemocratização”, iniciou ele, diretamente do ‘X’, antigo Twitter.
“Tendler nunca deixou de valorizar a democracia, nem de mostrar as ameaças autoritárias que insistem em ressurgir em nossa história. Sempre teve um olhar social agudo e o anseio por um desenvolvimento com justiça social. Pela sua importância para nosso país, tive a honra condecorá-lo com a Ordem de Rio Branco, em 2006, e do Mérito Cultural, agora em 2025.Deixo meus sentimentos e minha solidariedade aos seus familiares e amigos”, finalizou.
+ Presidente Lula lamenta morte de Paulo Caruso: “Contribuiu com seu talento”
Confira:
Com pesar, recebi a notícia do falecimento de Silvio Tendler, um dos maiores documentaristas do Brasil, nesta sexta-feira, 5 de setembro. Silvio deixa uma obra fundamental para entendermos nosso país. Em seus filmes, soube resumir e explicar importantes momentos de nossa…
— Lula (@LulaOficial) September 5, 2025






