
O ator David José Lessa Mattos morreu nesta segunda-feira, 6 de outubro, aos 83 anos de idade. Ele ganhou fama nacionalmente por interpretar o primeiro Pedrinho do ‘Sítio do Picapau Amarelo’, na TV Tupi.
O famoso ele foi diagnosticado com uma doença pulmonar progressiva, no ano de 2017, e teve a morte confirmada por sua assessoria de imprensa à revista ‘Quem’. Essa doença era conhecida como DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), que causava dificuldade para respirar em razão da inflamação e dos danos nas vias aéreas e nos pulmões.
+ Filho de Marcos Falcon, ex-presidente da Portela, morre em acidente
Vale lembrar que as causas mais comuns estão relacionadas à exposição prolongada a substâncias irritantes, como a fumaça do cigarro, e suas formas mais frequentes são a bronquite crônica e o enfisema.
Velório
Segundo nota, o velório de David será realizado nesta terça-feira (7), em São Paulo, com início às 9h e término às 13h.
+ Morre Ike Turner Jr, filho da cantora Tina Turner, aos 67 anos
Público
A primeira pessoa lamentou, no X (antigo Twitter), a morte do ator destacando a carreira dele. A segunda destacou o talento dele e mandou um recado aos familiares, amigos e demais admiradores do artista.
“O ator, jornalista, escritor e historiador David José morreu na manhã de hoje, em São Paulo, aos 83 anos. Ele ficou conhecido por interpretar Pedrinho na primeira versão do Sítio do Picapau Amarelo (1955-1959), exibida pela TV Tupi”, expressou. “Adeus, David José. Talento e democracia! Lembro do David, geração 68, na nossa rua Maria Antônia, companheiro de luta contra a ditadura. Pêsames aos familiares, amigos, companheiros, admiradores. Descanse em paz”, escreveu o segundo.
+ Morre Arthur Jones, ex-jogador da NFL e campeão do Super Bowl, aos 39 anos
Confira:
"O ator, jornalista, escritor e historiador David José morreu na manhã de hoje, em São Paulo, aos 83 anos. Ele ficou conhecido por interpretar Pedrinho na primeira versão do Sítio do Picapau Amarelo (1955-1959), exibida pela TV Tupi." pic.twitter.com/kt10TG0hxv
— Ronalde Segabinazzi (@Ronasega) October 7, 2025
⭐️ ADEUS
DAVID JOSÉ,
TALENTO E DEMOCRACIA!
Lembro do David, Geração 68, na nossa Rua Maria Antônia, companheiro de luta contra a ditadura.
Pêsames aos familiares, amigos, companheiros, admiradores.
💔 Descanse em Paz. pic.twitter.com/KNUViVlBLh— Adilson Monteiro Alves (@Adilson31024304) October 7, 2025
Vida Pessoal
David José era casado com a psicóloga Lígia Todescan Lessa Mattos e pai de Paulo e Luiz, e avô de Pedro e Gabriela. David ficou bem famoso na primeira adaptação televisiva de Sítio do Picapau Amarelo, exibida pela TV Tupi entre os anos de 1955 e 1959.






