Portal MSN

MSN

Morre Bira Presidente, fundador do Cacique de Ramos e do Fundo de Quintal, aos 88 anos no Rio de Janeiro

Descubra o que ele tinha, as informações prévias sobre o velório e relembre a história dele

Matheus Nunes
Matheus Nunes
Jornalista formado pela UNISUAM (Centro Universitário Augusto Motta) desde 2020. Apaixonado pelo mundo televisivo e tecnológico, atuo na área de entretenimento há dois anos cobrindo reality shows, famosos, televisão e novelas, com passagem por outros portais. No Área VIP, trago as notícias mais quentes da TV e das celebridades.
Bira Presidente (Reprodução: Instagram)
Bira Presidente (Reprodução: Instagram)

Bira Presidente, fundador do Cacique de Ramos e do Fundo de Quintal, faleceu aos 88 anos na noite do último sábado, 14 de junho, no Rio de Janeiro. O músico estava em tratamento de um câncer de próstata e tinha Alzheimer.

“Luto! Hoje nos despedimos daquele que é o próprio Cacique. O Grêmio Recreativo Cacique de Ramos e o Grupo Fundo de Quintal informam, com profundo pesar, o falecimento de Ubirajara Félix do Nascimento, o Bira Presidente, ocorrido às 23h55 do sábado, 14 de junho de 2025, aos 88 anos, no Hospital da Unimed Ferj, na Barra da Tijuca. Em decorrência de complicações relacionadas ao câncer de próstata e ao Alzheimer”, anuncia a nota compartilhada no Instagram do Cacique da Ramos, Bira Presidente e do Fundo de Quintal.

+ Morre aos 35 anos querida artista e prefeitura decreta luto

Adiante, a equipe relatou a história de Bira: “Fundador do Cacique de Ramos e um dos criadores do grupo Fundo de Quintal, Bira construiu uma trajetória marcada pela firmeza, pela ética e pela contribuição inestimável ao samba e à cultura popular brasileira. Sua atuação no Cacique de Ramos moldou o bloco e o samba, o Doce Refúgio se tornou um espaço de referência cultural. No Fundo de Quintal, foi o ponto de partida de uma linguagem que redefiniu a roda de samba e inspirou gerações”.

Bira Presidente, que deixou as filhas Karla Marcelly e Christian Kelly, os netos Yan e Brian, e a bisneta Lua, teve informaçãos do velório divulgadas: “O velório e o sepultamento serão informados assim que confirmados pela família. Cacique de Ramos e Fundo de Quintal”, finalizou a equipe.

+ Morre Ananda Lewis, ex-apresentadora da MTV, aos 52 anos

Famosos lamentam morte de Bira Presidente

Nos comentários da publicação oficial sobre a morte de Bira Presidente, vários famosos lamentaram a morte dele: “Bira Presidente teve uma longa e iluminada trajetória. Será lembrado. Por isso, viverá. O Orun o receberá em festa. Abraço as famílias Cacique de Ramos e Fundo de Quintal”, disse a comentarista Flávia Oliveira, da GloboNews. “Descance em paz, Professor,Mestre Bira!! Obrigado por tudo!”, declarou o ator e ex-BBB Douglas Silva.

“Sem palavras! Obrigada por tudo mestre, o legado e os ensinamentos são eternos. Pra sempre, o nosso presidente”, afirmou Flora Cruz, ex-Fazenda (Record) e filha de Arlindo Cruz. “Meus sentimentos. Estará sempre presente nas nossas lembranças”, expressou Tino Junior, apresentador do ‘Balanço Geral – RJ’.

+ Ator Harris Yulin morre aos 87 anos de idade após sofrer uma parada cardíaca

Confira: 

História de Bira Presidente

Ubirajara Félix do Nascimento nasceu no dia 23 de março de 1937, no Rio de Janeiro, e ficou conhecido como uma das grandes personalidades do samba no Brasil.

Bira Presidente, que era Fflho de Domingos Félix do Nascimento e Conceição de Souza Nascimento, cresceu no bairro de Ramos, na Zona Norte do Rio. Desde novo, pelo universo do samba e do choro, frequentando rodas com figuras lendárias como Pixinguinha, João da Baiana e Donga.

+ Brian Wilson, líder dos ‘Beach Boys’ e compositor bem-sucedido, morre aos 82 anos

A matriarca de Bira, que era uma mãe de santo da Umbanda, também influenciou a espiritualidade e a musicalidade das festas familiares, que mesclavam rituais e samba.
Quando tinha sete anos de idade, Bira teve seu “batismo no samba” na Estação Primeira de Mangueira, escola que sempre considerou sua de coração.

Cacique de Ramos

O famoso fundou o Caique de Ramos em 20 de janeiro de 1961, com apoio de amigos e familiares, que é um bloco carnavalesco que se tornaria um dos maiores centros culturais do samba no Brasil.

+ Morre aos 27 anos querido humorista: ‘Ele nos deixou’

O Cacique de Ramos rapidamente se destacou pelas rodas de samba que promovia em sua sede, apelidada de “Doce Refúgio”. O Caique que conta com desfiles no próprio bairro de Ramos e no Centro do Rio de Janeiro se tornou um dos blocos de carnaval mais importantes da cidade.

Vale ressaltar que Bira foi o primeiro e único presidente da agremiação até seu falecimento na data atual, onde era conhecido como “o próprio Cacique”.

+ Ator de ‘A Viagem’ morreu após passar seus últimos dias no Retiro dos Artistas

Fundo de Quintal

Outro fato a ser destacado é que Bira Presidente, no final dos anos 1970, durante as rodas do Cacique de Ramos fundou o grupo Fundo de Quintal. Eles inovaram ao inserir instrumentos como tantã, repique de mão e banjo, colocando uma nova sonoridade que revolucionou o samba de raiz. Esses foram os hits: “O Show Tem Que Continuar”, “A Amizade”, “Do Fundo do Nosso Quintal”, “Lucidez” e “Nosso Grito”.

[postagens_relacionadas tag_excluir_id="12355" quantidade="5"]

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Matheus Nunes
Matheus Nunes
Jornalista formado pela UNISUAM (Centro Universitário Augusto Motta) desde 2020. Apaixonado pelo mundo televisivo e tecnológico, atuo na área de entretenimento há dois anos cobrindo reality shows, famosos, televisão e novelas, com passagem por outros portais. No Área VIP, trago as notícias mais quentes da TV e das celebridades.

Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2024