
Morreu na última quinta-feira, 15 de maio, a princesa Cristina de Orleans e Bragança, bisneta da princesa Isabel e trineta do Imperador Dom Pedro II, aos 74 anos. Ela se recuperava de uma cirurgia no abdômen no Hospital da Unimed, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, quando sofreu uma parada cardiorrespiratória.
A confirmação do seu óbito veio por meio de nota oficial da Casal Imperial (Museu Imperial). “Faleceu hoje, em Petrópolis (RJ), a bisneta isabelina D. Cristina Maria do Rosário Leopoldina Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança e Bourbon, nascida na mesma cidade, em 16 de outubro de 1950“, informaram.
+ Morre Dom Antônio de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil, aos 74 anos
Princesa Cristina era a quinta dos seis filhos de Dom Pedro Gastão de Orleans e Bragança e Dobrzensky (1913-2007), príncipe titular de Orleans-e-Bragança, e de Dona Maria de la Esperanza de Borbón y Orléans (1914-2005), a tia do Rei Dom Juan Carlos I da Espanha.
O velório da princesa brasileira será realizado no sábado, 17 de maio, na Funerária Oswaldo Cruz e o enterro acontecerá no mesmo dia, no Cemitério Municipal.
Princesa Cristina de Orleans e Bragança
Cristina era petropolitana, filha de Dom Pedro Gastão, irmã de Francisco de Orleans e Bragança, e casada com Antônio Marinho. Ela deixa duas filhas – Anna Teresa e Paola Maria – e um neto. Vale lembrar, que Cristina é princesa devido a sua linhagem nobre, mas não exercia funções públicas devido ao fim da Monarquia no Brasil em 1889.
+ Morre aos 84 anos, Dom Luiz de Orleans e Bragança, bisneto da princesa Isabel
Naquele ano, o Imperador Dom Pedro II acabou sofrendo um golpe militar orquestrado por Marechal Deodoro da Fonseca, que instaurou a República. O atual chefe da Casa Imperial, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, ainda não se manifestou sobre o falecimento de sua prima.