MSN

- Publicidade -

Morre ex-baixista dos Stones Roses e do Primal Scream aos 63 anos

A morte de Gary Mounfield foi anunciada pelo irmão do músico nas redes sociais

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.
Gary Mounfield morreu nesta quinta-feira (20) – Reprodução Facebook

Morreu nesta quinta-feira (20), o inglês Gary “Mani” Mounfield, ex-baixista das bandas The Stone Roses e Primal Scream, aos 63 anos. A causa da morte não foi relevada.

- Continua após o anúncio -

Seu irmão, Greg Mounfield, anunciou a notícia no Facebook: “É com o coração partido que anuncio o falecimento do meu irmão”. Seu sobrinho também compartilhou a notícia.

A morte do músico comoveu o mundo do rock. Vocalista do Oasis (banda de Manchester, mesma cidade dos Stone Roses, que faz shows em São Paulo, no MorumBIS, no sábado e domingo), Liam Gallagher escreveu no X: “Em choque e absolutamente devastado ao saber da notícia sobre Mani, meu herói”.

Bicampeão brasileiro de asa-delta morre em acidente com parapente no Rio

- Continua após o anúncio -

O cantor Ian Brown, companheiro do baixista nos Stone Roses, publicou no X: “Descanse em paz, Mani”. Já a lendária gravadora inglesa Rough Trade descreveu o músico como “o exemplo perfeito de como um baixista pode ser o coração pulsante de uma banda”.

Mani havia anunciado recentemente uma extensa turnê de palestras pelo Reino Unido, de setembro de 2026 a junho de 2027, na qual prometeu relembrar momentos cruciais de sua carreira, como o show do Stone Roses em Spike Island em 1990 e a turnê de retorno da banda em 2012. Em 2023, sua esposa, Imelda, havia falecido de câncer. Ele deixa dois filhos gêmeos, Gene Clark e George Christopher, de 12 anos.

- Continua após o anúncio -

Spencer Lofranco, ator de ‘Invencível’, morre aos 33 anos

Juventude ameaçada

Mani nasceu em 16 de novembro de 1962 em Crumpsall, distrito da grande Manchester. Ele era amigo de adolescência de Ian Brown, com quem teve algumas bandas até formarem os Stone Roses, cujo primeiro show oficial foi em outubro de 1984. O músico disse mais tarde que estar nos Roses provavelmente salvou sua vida, pois ele teria visto vários amigos – 17 deles, segundo ele contou à revista “i-D” – morrerem de overdose de heroína.

‘Stone Roses’, o álbum de estreia do grupo, de 1989, se tornou um dos pilares do movimento Madchester, juntando a música indie com a cultura rave, da música eletrônica dançante. Os grooves armados por Mani e o baterista Alan ‘Reni’  Wren em canções como ‘Fools Gold’ ganharam as paradas de sucesso e as pistas de dança.

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.
Prêmio Área VIP 2025

Últimas