
Morreu neste sábado o escritor Luis Fernando Veríssimo. Ele tinha 88 anos e estava internado na UTI do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O escritor foi diagnosticado com princípio de pneumonia. A informação foi confirmada pela família. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.
Veríssimo tinha Parkinson e problemas cardíacos e em 2016, implantou um marcapasso. Em 2021, o escritor sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e segundo a família, enfrentava dificuldades motoras e de comunicação. O escritor deixa a mulher, Lúcia Helena Massa, três filhos e dois netos.
Morre atriz Bia Lomelino, aos 25 anos
Trajetória
Filho do famoso escritor Érico Veríssimo, Luís Fernando Veríssimo nasceu em Porto Alegre, em 26 de setembro de 1936. Viveu parte da infância nos Estados Unidos porque o pai dava aulas de literatura brasileira nas universidades de Berkeley e de Oakland.
Autor de best-sellers e reconhecido pela crítica e pelo público, tornou-se capa da revista Veja em duas ocasiões, consolidando sua posição como um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea.
Escritor Luis Fernando Verissimo é internado em estado grave
Além da escrita, Veríssimo era conhecido por suas paixões pessoais, que vão do jazz à gastronomia, viagens e futebol. A mistura entre vida e obra é marcada por um estilo que une lirismo, emoção e autoironia, atributos destacados por amigos e críticos que veem em sua escrita uma forma de traduzir o cotidiano brasileiro com leveza e profundidade.
Além do jazz e da literatura, o futebol era outra das paixões de Luis Fernando Verissimo. Mais especificamente o Inter, time ao qual declarou fidelidade em diversas oportunidades e que foi tema do livro “Internacional, Autobiografia de uma Paixão”. Em entrevista em abril de 2012, lembrou de seu jogo inesquecível, um clássico Gre-Nal, que também foi sua primeira partida em um estádio de futebol.






