
Morreu neste domingo (20) a cantora Preta Gil, aos 50 anos. Ela estava nos Estados Unidos e teve complicações em decorrência de um câncer. A artista anunciou a doença em janeiro de 2023, quando começou a luta contra a doença. A informação da morte foi confirmada pela equipe da artista.
Em maio, Preta Gil viajou para os Estados Unidos, onde deu início a um novo tratamento, após esgotar as possibilidades disponíveis no Brasil. Apesar das idas e vindas ao hospital, a cantora sempre se mostrou otimista. “Vou voltar curada, se Deus quiser”, disse, antes de deixar o País.
Filha de Gilberto Gil com a empresária Sandra Gadelha, Preta deixa como herdeiro Francisco Gil, de 30 anos, fruto de seu relacionamento com Otávio Muller. O filho é um dos integrantes do grupo musical Gilsons, e segue o talento musical da família.
Preta Gil optou por atuar nos bastidores incialmente, trabalhando como produtora e publicitária. Foi só aos 28 anos que investiu na carreira musical, encorajada por amigas como Ivete Sangalo e Ana Carolina. A artista começou trabalhando num camarote do Carnaval de Salvador, aos 16 anos, e, depois, foi estagiar na agência DM9.
Diagnóstico do câncer
A cantora recebeu o diagnóstico de câncer de intestino em janeiro de 2023. Em entrevista para Ana Maria Braga, Preta detalhou que foi ao hospital depois de sentir sangue escorrendo por suas pernas. O tumor, segundo ela, apareceu de imediato, na primeira tomografia. A quimioterapia começou no mesmo mês. Ela passou a fazer uso de uma bolsa temporária de colostomia, que foi retirada após o câncer entrar em remissão.
Em agosto do ano passado, porém, a situação se agravou. Exames de rotina apontaram a metástase no peritônio, além de dois linfonodos e uma lesão no ureter. Preta Gil foi submetida a cirurgia de mais de 30 horas em dezembro e passou a virada do ano internada. Após 55 dias internada, a artista deu entrevista ao Fantástico, da TV Globo, e falou abertamente sobre o procedimento cirúrgico, revelando a amputação do reto.
Em março de 2015, a cantora teve uma infecção urinária e precisou ser internada novamente, em Salvador. No mês seguinte, foi internada novamente, dessa vez no Rio de Janeiro (RJ), para receber medicações. Também em abril, ela deixou o hospital e emocionou aos fãs ao cantar com o pai, Gilberto Gil, em um dos shows de sua turnê de encerramento da carreira.






