
Os atores Oswaldo Louzada e Carmem Silva ganharam notoriedade ao interpretar os papéis dos personagens Flora e Leopoldo em “Mulheres Apaixonadas”. A novela foi inclusive reexibida durante o “Vale a Pena Ver de Novo”.
+ Regiane Alves relembra personagem de ‘Mulheres Apaixonadas’ e celebra: ‘Sou muito feliz’
Na trama, ambos passam maus bocados nas mãos da neta, Dóris, interpretada por Regiane Alves. A produção da Globo fazia um alerta sobre os maus tratos a idosos, acelerando o debate sobre o Estatuto do Idoso, que na época esperava pela aprovação.
Oswaldo e Carmem chegaram a aparecer em sessões especiais para apoiar a causa. Após a lei ser aprovada, Regiane destacou a sua importância. “Devemos respeitar e dar atenção e carinho aos idosos e divulgar seus direitos. O estatuto deve ajudar, e nosso trabalho está dando uma força ao estatuto”, afirmou a atriz destacando a importância do respeito e cuidado com os idosos.
Morte de Oswaldo Louzada e Carmem Silva
Oswaldo Louzada e Carmem Silva morreram em 2008, cinco anos após a exibição original da novela. O ator lutava contra um câncer no pulmão e faleceu de falência múltipla de órgãos aos 95 anos. Carmen morreu dois meses depois, aos 92 anos, também em decorrência de falência múltipla dos órgãos.
+ Helena Ranaldi vai às lágrimas no ‘Encontro’ ao rever cena marcante de ‘Mulheres Apaixonadas’
Ambos iniciaram suas carreiras na rádio e migraram para a televisão. Além de “Mulheres Apaixonadas”, eles ainda estrelaram outras produções, como “Estúpido Cupido”, “Locomotivas”, “A Viagem” e “Baila Comigo”.
A década de 90 e início dos anos 2000 ficou marcada por novelas consagradas, sobre temas diversos que passaram a ser discutidos de maneira ampla graças ao sucesso de folhetins famosos e a brilhante atuação do elenco, autores, diretores e produtores, atraindo a atenção do público.






