Portal MSN

MSN

Renata Vasconcellos dá triste notícia no JN

Apresentadora do telejornal anunciou triste informação

Amanda Souza
Amanda Souza
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!
Renata Vasconcellos no JN
Renata Vasconcellos no JN (Foto: Globo/Reprodução)

A apresentadora Renata Vasconcellos, do JN, anunciou durante o telejornal a triste notícia do falecimento da escritora Cleonice Berardinelli que faleceu aos 106 anos no Rio de Janeiro nesta terça-feira (31). A âncora deu mais detalhes sobre a ocupante nº 8 da Academia Brasileira de Letras.

No VT transmitido no Jornal Nacional, Renata fez um breve relato sobre a vida da escritora e professora universitária que foi vítima de insuficiência respiratória, no Hospital Samaritano (RJ).

+ William Bonner e Renata Vasconcellos se emocionam no JN após morte de Susana Naspolini

Mais sobre Cleonice Berardinelli

Cleonice Berardinelli é considerada uma das maiores referências quando o assunto são estudos da língua portuguesa – em particular sobre as obras de Fernando Pessoa e Luís de Camões. A escritora foi eleita para a Academia Brasileira de Letras em 16 de dezembro de 2009, antecedida por Antônio Olinto. Ela era a integrante atual mais longeva da ABL.
Conhecida como Dona Cleo, a professora nasceu no Rio de Janeiro, em 28 de agosto de 1916. Graduada em licenciatura em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1938), Cleonice também era doutora em Letras Clássicas e Vernáculas pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (1959) e livre-docente de Literatura Portuguesa por concurso pela Faculdade Nacional de Filosofia (1959).

As principais obras de Berardinelle, as quais podem ser citadas estão “Estudos camonianos”, de 1973; “Obras em prosa: Fernando Pessoa”, de 1986; “A passagem das horas de Álvaro Campos”, de 1988; “Poemas de Álvaro Campos”, impressa em Lisboa em 1990; “Fernando Pessoa: outra vez te revejo…”, de 2004; e “Gil Vicente: autos”, do ano de 2012.

O velório foi realizado nesta quarta-feira (1/2), das 11h às 15h, na Academia Brasileira de Letras – Petit Trianon, sediada na Av. Pres. Wilson, 203, Centro, Rio de Janeiro. A escritora será cremada na próxima quinta-feira (2/2), em cerimônia restrita aos familiares e amigos mais próximos de Cleonice.

+ No JN, William Bonner faz retratação e pede desculpas após ato falho: “Ignorância”

[postagens_relacionadas tag_excluir_id="12355" quantidade="5"]

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Amanda Souza
Amanda Souza
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!

Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2024