Portal MSN

Renata Vasconcellos dá triste notícia no JN

Apresentadora do telejornal anunciou triste informação

-

-

Amanda Souza
Amanda Souza
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!
Renata Vasconcellos no JN
Renata Vasconcellos no JN (Foto: Globo/Reprodução)

A apresentadora Renata Vasconcellos, do JN, anunciou durante o telejornal a triste notícia do falecimento da escritora Cleonice Berardinelli que faleceu aos 106 anos no Rio de Janeiro nesta terça-feira (31). A âncora deu mais detalhes sobre a ocupante nº 8 da Academia Brasileira de Letras.

- Continua após o anúncio -

No VT transmitido no Jornal Nacional, Renata fez um breve relato sobre a vida da escritora e professora universitária que foi vítima de insuficiência respiratória, no Hospital Samaritano (RJ).

+ William Bonner e Renata Vasconcellos se emocionam no JN após morte de Susana Naspolini

Mais sobre Cleonice Berardinelli

Cleonice Berardinelli é considerada uma das maiores referências quando o assunto são estudos da língua portuguesa – em particular sobre as obras de Fernando Pessoa e Luís de Camões. A escritora foi eleita para a Academia Brasileira de Letras em 16 de dezembro de 2009, antecedida por Antônio Olinto. Ela era a integrante atual mais longeva da ABL.
Conhecida como Dona Cleo, a professora nasceu no Rio de Janeiro, em 28 de agosto de 1916. Graduada em licenciatura em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1938), Cleonice também era doutora em Letras Clássicas e Vernáculas pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (1959) e livre-docente de Literatura Portuguesa por concurso pela Faculdade Nacional de Filosofia (1959).

- Continua após o anúncio -

As principais obras de Berardinelle, as quais podem ser citadas estão “Estudos camonianos”, de 1973; “Obras em prosa: Fernando Pessoa”, de 1986; “A passagem das horas de Álvaro Campos”, de 1988; “Poemas de Álvaro Campos”, impressa em Lisboa em 1990; “Fernando Pessoa: outra vez te revejo…”, de 2004; e “Gil Vicente: autos”, do ano de 2012.

O velório foi realizado nesta quarta-feira (1/2), das 11h às 15h, na Academia Brasileira de Letras – Petit Trianon, sediada na Av. Pres. Wilson, 203, Centro, Rio de Janeiro. A escritora será cremada na próxima quinta-feira (2/2), em cerimônia restrita aos familiares e amigos mais próximos de Cleonice.

- Continua após o anúncio -

+ No JN, William Bonner faz retratação e pede desculpas após ato falho: “Ignorância”

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Amanda Souza
Amanda Souza
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!