
A cidade de São Paulo vai ter dificuldades para manter a água na torneira em 2026. É o que mostra uma análise que indica em que nível pode chegar o Sistema Cantareira caso chova ou não. Os dados mostram que, mesmo no cenário mais favorável, a capital e as cidades abastecidas devem enfrentar restrições na distribuição de água.
Segundo informações da CNN Brasil, diante do período sem a chuva, o risco é de que as milhões de pessoas que dependem dessa água enfrentem uma nova crise como a de 2014. O estado de São Paulo é abastecido pelo conjunto que reúne sete reservatórios interligados, entre eles o Sistema Cantareira – principal da cidade de São Paulo. Na capital e região metropolitana, cerca de 8 milhões de pessoas dependem do reservatório.
+ Damares Alves diz que Jair Bolsonaro é um idoso e não esconde estado de saúde do político
No entanto, em 2025, o Sudeste enfrentou uma das temporadas mais secas dos últimos dez anos, mais severa até do que a registrada em 2014 e 2015, período da maior crise hídrica da história recente paulista. A falta de chuva impactou a bacia do Cantareira. Foram pouco mais de 900 milímetros de chuva – o menor volume em dez anos.
São Paulo sem água!
Ainda de acordo com as informações, o efeito em cascata foi a queda no volume de água disponível no reservatório. Até a última atualização, o volume estava em cerca de 19% – o mais baixo visto desde a crise de 2014. Quando o nível está abaixo de 30%, um protocolo é ativado e é preciso retirar menos água do reservatório para manter a mesma demanda.
+ Na USP, Alexandre de Moraes debocha da transferência de Jair Bolsonaro para a Papuda
Hoje, o sistema está funcionando com volume reduzido e, se chegar ao limite, o volume de água disponível para a população pode chegar à metade do que é distribuído em uma situação normal. Tarcísio de Freitas ainda não comentou sobre a situação!
NIKOLAS FERREIRA É DENUNCIADO AO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
A deputada federal Erika Hilton (PSOL) usou as redes sociais para informar que denunciou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) ao Ministério Público Federal por espalhar fake news sobre o PIX. Segundo a aliada do presidente Lula, Nikolas mente e leva desinformação e pânico a população… LEIA MAIS!






