
O programa Altas Horas, exibido pela TV Globo na noite do último sábado, dia 26 de julho, prestou uma homenagem especial à cantora Preta Gil. A artista faleceu há uma semana, no último domingo, dia 20 de julho, e foi velada no Rio de Janeiro na sexta-feira, 25 de julho. Sob o comando de Serginho Groisman, a atração exibiu para os telespectadores um compilado com alguns momentos marcantes da trajetória de Preta Gil, especialmente de suas participações no próprio Altas Horas, onde era presença frequente.
Foram diversas as participações da cantora relembradas ao longo da edição. O programa mostrou trechos de aparições em que Preta Gil esteve sozinha no palco, assim como em outras ocasiões acompanhada de convidados que marcaram sua vida, como o pai, Gilberto Gil, o filho, Francisco Gil, e a atriz Carolina Dieckmmann.
Em uma dessas participações, em 2011, Preta Gil fez um desabafo sincero sobre o medo que sentia de mostrar ao mundo seu dom e seu talento vocal. Na conversa com Serginho, a artista revelou que passou 12 anos sem exercer o ofício de cantora por medo de se expor. Segundo ela, pesava à época o fato de fazer parte de uma família composta por alguns dos maiores nomes da música brasileira, o que fazia com que ela temesse ser constantemente comparada.
+ Amiga que ficou responsável pela última maquiagem a pedido de Preta Gil desabafa em doloroso luto
Após a exibição do compilado, a emoção tomou conta do palco do Altas Horas. O público aplaudiu Preta Gil com entusiasmo e carinho. Visivelmente emocionado, Serginho Groisman também dedicou palavras tocantes à cantora.
"Vou dizer pra vcs. Sou Preta Maria,tenho 49 anos,sou uma mulher negra, gorda, bissexual,avó da Sol de Maria, estou tratando um câncer, uso minha bolsinha de lostomia, mas sou uma mulher extremamente feliz."
A bonita homenagem do #AltasHoras a Preta Gil.pic.twitter.com/TRa8CmN1Q9
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) July 27, 2025
+ Gominho diz que Preta Gil o proibiu de participar do ‘BBB’ em última conversa: “Ela falou”
O apresentador destacou o sucesso e a trajetória pessoal e profissional de Preta Gil, agradecendo pela amizade que construíram fora das câmeras e pela parceria ao longo de tantos anos no programa. “Obrigado por sua passagem por aqui”, declarou o veterano, com a voz visivelmente embargada.
Colaborou: Henrique Furtado.






