
O galã e jovem ator Tom Holland, astro de ‘Homem Aranha’ da Marvel, revelou em entrevista ter sido diagnosticado com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Com apenas 29 anos, o artista, que já tinha tornado público o quadro de dislexia, desabafou sobre como é conviver com os problemas de saúde.
A revelação sobre a doença veio à tona em entrevista ao ‘IGN’ para a divulgação de sua participação no curta-metragem do jogo ‘LEGO’. Por lá, ele refletiu sobre a importância de aderir a brincadeiras e momentos de lazer para lidar com as enfermidades: “Acho que [brincar] realmente ajuda. Tenho TDAH e sou disléxico e, às vezes, acho que quando alguém me dá uma tela em branco, isso pode ser um pouco intimidador”.
+ Morre Giorgio Armani, grande estilista italiano, aos 91 anos
“Às vezes, você se depara com esses desafios ao desenvolver um personagem”, continuou Holland, que estreará o quarto filme solo na pele do herói em 2026. “De qualquer forma que você puder, sendo jovem ou adulto, interagir com algo que o force a ser criativo, a pensar fora da caixa e a fazer mudanças… Acho que quanto mais fizermos esse tipo de coisa, melhor”, acrescentou.
Tom Holland com TDAH
O ator ainda revelou que pratica exercícios em forma de brincadeira para estimular o lado mental, e citou o golfe e paddle tennis, além do xadrez online, que joga com o irmão, Harry. Essa é a primeira vez que o artista, que namora com Zendaya, com quem faz par romântico nos filmes do Peter Parker, fala publicamente sobre o diagnóstico de TDAH.
+ Raul Gil tem estado de saúde atualizado pelo filho após internação aos 87 anos
Em 2023, Tom já havia comentado o quadro de dislexia, do qual convive desde a infância. Na ocasião, o ator falou sobre o caso ao podcast ‘On Purpose’, de Jay Shetty. “Minha ortografia foi realmente o maior obstáculo. Trabalhei muito duro na escola. Não fui particularmente bem, mas meus pais diziam: ‘[Tudo bem,] Contanto que você dê o seu melhor’”, relembrou.
O que é TDA e TDAH?
‘TDA’ pode referir-se ao Transtorno de Déficit de Atenção, caracterizado principalmente pela desatenção, dificuldade de concentração e foco. Contudo, o termo é frequentemente confundido com o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade), que inclui também sintomas de hiperatividade e impulsividade, sendo a forma mais comum e conhecida.






