
‘O Agente Secreto’ é o representante do Brasil para tentar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. A escolha foi anunciada pelo Comitê de Seleção da Academia Brasileira de Cinema nesta segunda-feira (15) e representa a chance de o audiovisual brasileiro emplacar um longa-metragem nacional na categoria por dois anos consecutivos.
A shortlist, com os países pré-selecionados para competirem, será anunciada no dia 16 de dezembro, e os cinco finalistas, no dia 22 de janeiro de 2026. A cerimônia de premiação acontece no dia 15 de março.
‘O Agente Secreto’ é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026
Kleber Mendonça Filho comemorou a indicação. “Nossa campanha começou em maio, no Festival de Cannes, e agora segue mais forte ainda. Grande abraço por todo o apoio popular e para o comitê de seleção pela confiança a esse filme que acaba de começar a ser visto no Brasil,” declarou o diretor.
Protagonista do longa, Wagner Moura também comemorou. “Estamos todos muito felizes e gratos com a decisão da Academia, sobretudo considerando a extraordinária safra de filmes brasileiros que concorreram esse ano, todos excelentes! Agora nós vamos trabalhar para honrar essa confiança, fazendo o melhor que pudermos para representar bem nosso país, nosso cinema, nossa cultura mundo afora,” afirma o ator.
Emilie Lesclaux, produtora do filme, complementa: “que honra o reconhecimento da Academia Brasileira de Cinema e a indicação para representar o Brasil no Oscar. Estou orgulhosa do filme que fizemos e da nossa trajetória. Trabalharemos muito para levarmos ‘O Agente Secreto’ o mais longe possível, representando a força do cinema brasileiro e de Pernambuco no mundo”, declarou.
Wagner Moura brilha em Cannes e conquista prêmio de Melhor Ator por ‘O Agente Secreto’
Lançamento
Além do lançamento no Brasil no dia 06 de novembro, ‘O Agente Secreto’ tem estreia confirmada em mais de 90 países da América do Norte, América Latina, Europa, Ásia e Oceania, de acordo com a MK2, responsável pela comercialização dos direitos de exibição do filme internacionalmente.
Entre os territórios já confirmados estão alguns dos maiores mercados cinematográficos do mundo, como China, México e Coreia do Sul, além de países como Grécia, Índia, Nova Zelândia e Finlândia. Nos Estados Unidos, o filme chega ao circuito comercial de Nova York no dia 26 de novembro, ampliando para as salas de Los Angeles em 05 de dezembro, e, posteriormente, será expandido.






