No dia 20 de julho de 2025, Preta Gil faleceu aos 50 anos, nos Estados Unidos (EUA). Em suma, a cantora brasileira lutava contra um câncer no intestino desde 2023. Dessa forma, a filha de Gilberto Gil chegou a passar por uma cirurgia considerada bem-sucedida, mas em agosto de 2024, a doença voltou com metástase.
A vida e a arte de Preta Gil: Os momentos que marcaram sua história
Ao longo de sua trajetória, Preta mostrou toda sua versatilidade e talento. Com isso, ela transitou pela música, televisão e ativismo. A artista, inclusive, trouxe ao público mais do que entretenimento: ofereceu coragem, atitude e uma forma insipiradora e corajosa de enxergar a vida.
++ Morre Elisa Lisboa, atriz de “Floribella” e de “Sabor da Paixão”
-
O primeiro álbum
Aos 29 anos, Preta decidiu deixar a publicidade para se dedicar à música. Em 2003, ela lançou “Prêt-à-Porter”, seu álbum de estreia. A capa com ela sem roupas impactou o público. Além disso, o repertório misturava MPB, pop e elementos contemporâneos, criando uma sonoridade própria da artista.
-
De cantora a atriz
No mesmo ano, ela estreou na televisão em “Agora é que São Elas” (TV Globo), interpretando Vanusa. Posteriormente, em 2007, viveu a vilã Helga na novela “Caminhos do Coração” e a primeira fase da trilogia “Os Mutantes” (Record).
Logo depois, a famosa também fez participações como ela mesma em “Caminho das Índias”, “Ti-Ti-Ti, Cheias de Charme” e “Pé na Cova.”.
++ Morre Manoel Carlos, grande autor de novelas
-
Rainha de Bateria da Mangueira
No Carnaval de 2007, a filha de Gilberto Gil cruzou a Sapucaí como rainha de bateria da Mangueira. Na época, o samba-enredo da escola homenageava a língua portuguesa: “Minha pátria é minha língua, Mangueira meu grande amor. Meu samba vai ao Lácio e colhe a última flor”.
Anteriormente, ela já havia revelado que só conversava sobre intimidades em uma roda confiável de amigos.
++ Morre Elisa Lisboa, atriz de “Floribella” e de “Sabor da Paixão”
-
Programa “Vai e Vem”
Preta Gil também teve sua fase apresentadora. Tanto é que, em 2010, ela comandou o programa “Vai e Vem”, do GNT. Sexo era o tema principal da atração, o que foi um desafio para ela. Isso porque a voz de “Sinais de Fogo” não gostava muito de falar sobre o assunto.
-
Autobiografia
Em 2024, ao completar 50 anos, Preta lançou “Preta Gil: os primeiros 50”,, pela “Globo Livros”. O livro mistura memórias da infância, adolescência e vida adulta da artista. A obra aborda ainda assuntos mais delicados, com relatos sobre carreira, o diagnóstico de câncer e o fim conturbado do casamento com Rodrigo Godoy.
Luto: Atriz Maria Ribeiro morre na Suíça
Recentemente, Maria Ribeiro morreu em Genebra, na Suíça, onde vivia havia décadas. O falecimento ocorreu no dia 29 de dezembro e só veio a público agora, após a filha… LEIA MAIS!






