
Uma startup brasileira está desenvolvendo um veículo inovador, apelidado de “Barco voador“, que promete revolucionar o transporte fluvial na Amazônia. O projeto vem da empresa AeroRiver e tem como base o conceito de ecranoplano, uma aeronave que combina características de barco e avião para voar rente á superfície da água.
+ Ministério da Fazenda estuda tarifa zero no transporte público, a pedido de Lula
O barco foi projetado para aprimorar o transporte de cargas e passageiros na Amazônia, tendo a capacidade de transportar até 10 pessoas, ou o equivalente a uma tonelada de carga. Podendo atingir a velocidade de 150 Km/h, com decolagem e pouso realizadas em rios.
O veículo está sendo desenvolvido há quatro anos, prometendo reduzir emissões de carbono e revolucionar o transporte fluvial da região. Podendo facilitar a modalidade entre comunidade e ribeirinhos conectando regiões remotas com mais rapidez e segurança.
A Amazônia foi exatamente escolhida para esse tipo de veículo por causa de suas características únicas. A bacia amazônica é a maior de água doce do planeta, com rios largos e conectáveis.
+ Acidente aéreo em Washington: Secretário de Transportes dos EUA se pronuncia
Confira:
A previsão é que os testes em água comecem já no primeiro trimestre de 2026. Realizando ensaios de navegação, voo e também do sistema de assistência à pilotagem, que é uma forma, uma tecnologia desenvolvida pela AeroRiver para tornar a operação mais simples e ainda mais segura.
Colaborou: Jackson Borges






