
De acordo com nova pesquisa realizada pelo PoderData e divulgada nesta quarta-feira (01), 51% dos eleitores desaprovam o atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foram ouvidas 2.500 pessoas em 178 municípios entre os dias 27 e 29 de setembro.
+ Flávio Bolsonaro prevê derrota de Lula nas Eleições de 2026
O nível de confiança da pesquisa é de 95% com margem de erro 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. 44% dos entrevistados disseram aprovar a atual administração federal. Entre os fatores apontados pela pesquisa que foram determinantes para o resultado, está o tarifaço imposto por Donald Trump e a condenação do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.
Os eleitores entrevistados analisaram como “ruim/péssimo” (43%); “regular (32%); “ótimo/bom” (23%). Recentemente, Lula discursou na Assembleia da ONU e fez críticas aos EUA e defendeu a soberania do Brasil.
Discurso de Lula na ONU
De acordo com o presidente, mesmo diante de “ataque sem precedentes” o país optou por defender a democracia. Lula ainda criticou as medidas impostas pelos Estados Unidos contra instituições e ministros.
+ Lula homenageia professores e alfineta Bolsonaro em evento no MEC: ‘Aqui não tem motociata’
“Mesmo sob ataque sem precedentes, o Brasil optou por resistir e defender sua democracia, reconquistada há quarenta anos pelo seu povo, depois de duas décadas de governos ditatoriais. Não há justificativa para as medidas unilaterais e arbitrárias contra nossas instituições e nossa economia”, afirmou o presidente.
Lula e Trump tiveram a oportunidade de se encontrar brevemente durante o evento. O republicano chegou a ser visto em imagem, compartilhada pela ONU, assistindo o discurso do presidente brasileiro. O país americano aplicou sanções ao Brasil. Trump chegou a publicar críticas na Truth Social ao que chamou de “caças às bruxas” contra Bolsonaro, condenado pelo STF a 27 anos e 3 meses de prisão pelos atos do dia 8 de janeiro.






