MSN

- Publicidade -

Adolescente é salvo após ignorar médico e usar o ChaGPT

O estudante descreveu seus sintomas para a IA enquanto estava em um ônibus voltando para casa depois de visitar sua namorada

Lívia Cout
Lívia Cout
Comecei minha trajetória como redatora em Maricá/RJ há mais de seis anos. Produzo conteúdos para os nichos de política, entretenimento, celebridades e saúde mental. Trabalho sempre com apuração precisa e compromisso com os fatos em meus textos hard news para o Área VIP.
Kahlan
Kahlan. (Foto: Reprodução)

Kahlan Eales, de 17 anos, mora no Reino Unido e decidiu procurar atendimento no posto de saúde local após se sentir fraco e com dificuldade para se recuperar de um resfriado. O jovem conta que seus pés ficaram azulados e se movimentar passou a ser um desafio. O estudante de de direito e criminologia só não imaginava que o Chat GPT salvaria sua vida.

- Continua após o anúncio -

Adolescente desconfiou de diagnóstico inicial e usou o ChatGPT

No posto, o médico disse a Kahlan que ele tinha síndrome de Raynaud, um problema de circulação sanguínea. Na ocasião, o doutor ainda aconselhou o adolescente a se manter bem aquecido, utilizando luvas.

O universitário, porém, sentiu que estava sofrendo de alguma condição mais séria. Por conta disso, no trajeto de volta após visitar a namorada, ele abriu o celular e descreveu tudo à ferramenta de inteligência artificial (IA). Eales ficou surpreso ao ler o resultado de sua pesquisa.

++ Jovem morto por leoa lutava contra problema grave de saúde 

- Continua após o anúncio -

IA identifica doença e desencadeia busca imediata por tratamento

Kahlan viu que ele poderia ter síndrome de Guillain-Barré (SGB), na qual o sistema imunológico ataca os nervos. Inclusive, a doença rara pode causar fraqueza, dormência e, em casos graves, interrupção da respiração.

Vendo que podia se tratar de algo grave, ele e sua mãe, Lean Constanine, foram ao pronto-socorro. Por lá, os médicos confirmaram o diagnóstico e o encaminharam às pressas para o “Hospital Real de Bristol”, no centro da cidade de Bristol, Inglaterra, no Reino Unido. Na unidade de saúde, Kahlan tece ser submetido a um tratamento emergencial com plasma.

- Continua após o anúncio -

++ Atriz se afasta de ‘Três Graças’ para cuidar da saúde

Hospital confirma hipótese diagnóstica levantada por ferramenta online

Aluno do “Cirencester College”, Gloucestershire, Kahlan comentou que já usava a ferramenta para fazer algumas pesquisas: “Eu uso o ChatGPT para trabalhos escolares e para tirar dúvidas do dia a dia.“, contou ele logo a princípio.

Em seguida, o jovem explicou que sua decisão de recorrer a IA foi porque seus sintomas pioraram. “[Ela] retornou com um diagnóstico de síndrome de Guillain-Barré (SGB). Não consegui acreditar quando o hospital disse: ‘você tem razão’.“, declarou, ainda impactado.

++ Anitta revela que pausou carreira internacional para cuidar da saúde

Jovem questiona atendimento dado pelo serviço nacional de saúde do Reino Unido

Recentemente, Kahlan foi transferido para o Hospital Real de Gloucestershire e agora espera receber alta médica. “A síndrome de Guillain-Barré paralisa lentamente todo o corpo e poderia ter me feito parar de respirar.“, disse o universitário.

Na sequência, ele ainda criticou o serviço nacional de saúde do Reino Unido: “O fato de eu ter que recorrer à IA para obter um diagnóstico correto é absurdo. Isso não afetará minha confiança no NHS, mas afetará, em relação aos médicos de família locais.“, lamentou por fim.

++ Carlos revela piora no estado de saúde do pai e teme morte de Jair Bolsonaro

STF barra entrada de profissional e exige justificativa clínica

Recentemente, o cardiologista Brasil Ramos Caiado entrou na sede da Polícia Federal em Brasília para ver Jair Bolsonaro (PL). A liberação partiu diretamente de Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Dessa forma, o ministro permitindo que o médico tivesse acesso sem necessidade de solicitações formais. No entanto outro médico foi barrado, o…. LEIA MAIS!

Lívia Cout
Lívia Cout
Comecei minha trajetória como redatora em Maricá/RJ há mais de seis anos. Produzo conteúdos para os nichos de política, entretenimento, celebridades e saúde mental. Trabalho sempre com apuração precisa e compromisso com os fatos em meus textos hard news para o Área VIP.
Prêmio Área VIP 2025

Últimas