
Nos últimos dias, o nome da empresa Havaianas se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Isso graças aos apoiadores do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). Em suma, a tentativa de boicote à marca brasileira de calçados acabou causando justamente o efeito oposto: mais visibilidade e engajamento espontâneo para a empresa.
Propaganda de Havaianas gera polêmica entre bolsonaristas, mas beneficia marca
Apesar dos bolsonaristas interpretarem a propaganda com Fernanda Torres como um ataque ideológico, não houve nada no comercial que indique um posicionamento partidário.
O episódio, inclusive, evidencia algo preocupante: a radicalização da direita política, que tende a transformar qualquer conteúdo em questão ideológica, distorcendo narrativas e criando polêmicas sem fundamento concreto. O curioso é que são justamente eles que apontam os petistas como “mimizentos”.
++ Sobrinho de Dilma Rousseff provoca bolsonaristas com Havaianas
Críticas da extrema-direita impulsionam vendas no período de Natal
No fim, a Havaianas só tem a agradecer aos apoiadores de Jair Bolsonaro, que atualmente cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. Afinal, as reações exageradas deram ainda mais visibilidade à marca, presente em mais de 100 países e considerada item de luxo fora do Brasil.
Vale destacar que a propaganda viralizou justamente na semana de compras de Natal, quando consumidores estão mais atentos a novidades e tendências. Ou seja, o timing foi perfeito. É aquela coisa, né “Falem mal, mas falem de mim.”.
++ Se arrependeu? Após polêmica, SBT pede para entrevistar Jair Bolsonaro
E a Deputada Federal Maria Arraes foi conferir o boicote dos bolsonaristas às Havaianas e o resultado: LOJAS LOTADAS! Vão bater recorde de vendas. pic.twitter.com/QWBFDHhrQH
— Romulo Dias 🇧🇷 (@RomuloBDias) December 22, 2025
Relembre: o que disse Fernanda Torres?
No vídeo publicado nas redes sociais da marca, Fernanda diz: “Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não, não é nada contra a sorte, mas vamos combinar: sorte não depende de você, né? Depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés.“.
Em seguida, a atriz continua: “Os dois pés na porta, na estrada, os dois pés na jaca, os dois onde você quiser. Vai com tudo! De corpo e alma, da cabeça aos pés.“, declara por fim.
++ Censura?! Em SP, estudantes são impedidos de exibir vídeos contra Bolsonaro
Assista:
O “boicote”
Posteriormente, bolsonaristas levantaram a hashtag “HavaianasNoLixo” e prometeram boicotar a empresa. “Todos jogando as havaianas no lixo antes do fim de 2025.”, comentou um internauta logo a princípio no “X”, antigo “Twitter”.
Na sequência, outro usuário escreveu: “(…) Essa marca de sandália que arrebenta toda hora fez uma politização absurda pra esquerda em propaganda. Se dependerem da esquerda pra comprar, vão falir, pensem nisso.”. Logo depois, mais um incentivou: “Joguem fora! Se possível, queimem!”. A quarta, então, afirmou: “Nunca mais compro”.
++ Flávio visita Bolsonaro e diz que o pai está “angustiado” na prisão
Veja:

Eduardo Bolsonaro surta e joga chinelos fora
Neste último domingo (21/12), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) recorreu ao Instagram e aderiu o movimento de boicote contra a tradicional empresa de chinelos br. Em um vídeo curto, o ex-deputado federal aparece segurando o par que usava até então e, sem rodeios, arremessa no… LEIA MAIS!
**As críticas e análises aqui expostas correspondem a opinião de seus autores






