
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu como um “dia histórico” a chancela final do Conselho Europeu ao acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, ocorrida nesta sexta-feira (9).
Após um quarto de século de negociações, o bloco europeu formalizou a decisão durante reunião em Bruxelas.
+ Governo Lula e Bolsonaristas disputam destino de Bolsonaro e condenados do 8/1
Dia histórico para o multilateralismo. Após 25 anos de negociação, foi aprovado o Acordo entre Mercosul-União Europeia, um dos maiores tratados de livre comércio do mundo. A decisão chancelada pelo lado europeu une dois blocos que, juntos, somam 718 milhões de pessoas e um PIB de…
— Lula (@LulaOficial) January 9, 2026
Lula exalta acordo entre Europa e Mercosul
Em publicação na rede social X (antigo Twitter), Lula exaltou a dimensão do tratado. “Dia histórico para o multilateralismo. Após 25 anos de negociação, foi aprovado o Acordo entre Mercosul-União Europeia, um dos maiores tratados de livre comércio do mundo. A decisão chancelada pelo lado europeu une dois blocos que, juntos, somam 718 milhões de pessoas e um PIB de US$ 22,4 trilhões”, escreveu o chefe do Executivo.
O presidente destacou a importância do acordo em um contexto global conturbado. “Em um cenário internacional de crescente protecionismo e unilateralismo, o acordo é uma sinalização em favor do comércio internacional como fator para o crescimento econômico, com benefícios para os dois blocos”, afirmou.
Lula também enumerou os benefícios esperados. “O texto amplia alternativas para exportações brasileiras e investimentos produtivos europeus e simplifica regras comerciais para os dois lados. Uma vitória do diálogo, da negociação e da aposta na cooperação e na integração entre os países e blocos”, completou.
A ratificação pelo Conselho Europeu é vista como a etapa mais crucial para que o tratado entre em vigor, após décadas de idas e vindas nas negociações.
+ Em desespero, Carlos faz súplica pela saúde de Bolsonaro: ”Cada dia pior”
Sócio de Leo Dias pagou R$ 2 milhões a influenciadores para atacar Banco Central
Thiago Miranda, administrador das empresas do jornalista de fofocas Leo Dias e dono de uma agência de publicidade, está no meio de uma grande polêmica… LEIA MAIS!






