Portal MSN

Autores Alcides Nogueira e Maria Adelaide Amaral palestram em projeto da parceira entre TV Globo e Puc-Rio

Os escritores Alcides Nogueira e Maria Adelaide Amaral foram os palestrantes desta terça-feira, dia 13, na disciplina eletiva Estética: Encontros […]

-

-

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!

Os escritores Alcides Nogueira e Maria Adelaide Amaral foram os palestrantes desta terça-feira, dia 13, na disciplina eletiva Estética: Encontros Entre a Televisão e o Cinema nas Minisséries da TV Globo, uma parceria do projeto Globo Universidade, da TV Globo, e a Faculdade de Comunicação Social da PUC-Rio. Os autores, que trabalharam juntos nas minisséries Um Só Coração, de 2004, e JK, de 2006, falaram sobre a pesquisa e criação de minisséries com temas históricos.

- Continua após o anúncio -

Os dois destacaram a importância de pesquisar profundamente o período e os personagens envolvidos. “A gente precisa descobrir o que tem por debaixo do tapete. Na microssérie, você não lida apenas com a estampa daquelas figuras históricas. Lida com o lado humano mesmo”, afirmou Alcides. “Nosso objetivo é emocionar o público. Não é só uma biografia ou um artigo de jornal que produz uma minissérie. Na época de Um Só Coração, lemos tudo sobre os modernistas e convivemos com as pessoas que foram próximas a eles. Lemos inclusive as correspondências, pois é nelas que está a emoção. O escritor tem muito de repórter. Não pode confiar em uma única fonte, tem que seguir seu faro e desconfiar sempre das informações”, completou Maria Adelaide.

Os autores também falaram sobre a mistura entre realidade e ficção que, de acordo com eles, acontece desde a antiguidade. “É preciso conhecer profundamente a história que vai ser contada para poder transgredí-la. Contamos uma história tendo como pano de fundo a História. Você resgata um período histórico que grande parte do público desconhece e desperta a curiosidade sobre o que realmente aconteceu. Isso tem um enorme valor”, afirmou Maria Adelaide, destacando o aumento da venda de livros sobre os assuntos tratados nas minisséries e de visitas ao Museu de Arte Moderna de São Paulo, na época de Um Só Coração.

A disciplina será ministrada na PUC até o mês de junho e estão previstas palestras com autores, diretores, figurinistas, diretores de fotografia e outros profissionais da TV Globo. Além de Alcides Nogueira e Maria Adelaide Amaral, já participaram do curso: os diretores de núcleo Luiz Fernando Carvalho e Luiz Gleiser; o roteirista Geraldo Carneiro e Luis Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação. A próxima palestra será na terça-feira, dia 20, com o autor Antônio Calmon.

- Continua após o anúncio -
BBB 24 na Área!

Enquete BBB24: Qual o participante favorito para vencer o reality? Vote

Quem deve ganhar o BBB24? Vote na Enquete e veja a parcial da votação aqui no Área VIP

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!