
O apresentador Luiz Bacci reagiu à decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de proibir o uso de linguagem neutra na administração pública nesta terça-feira (18) durante o programa Alô Você, exibido no SBT, e destacou a necessidade do governo concentrar esforços em problemas reais da sociedade.
”[…] Acabou com essa palhaçada de uma vez por todas. Governo que fica perdendo tempo para aprovar essa ‘bizarrice’ na língua portuguesa, é que tá querendo criar cortina de fumaça porque não está agindo onde deveria agir”, criticou Bacci.
+ Brasileiro é preso por “extremismo violento” contra Trump
Entenda a proibição da linguagem neutra
A decisão mencionada pelo apresentador foi publicada no Diário Oficial da União e determina que órgãos da União, estados, municípios e Distrito Federal não podem adotar novas formas de flexão de gênero em documentos, comunicações oficiais ou atendimentos ao público.
Tentativas anteriores de estados e municípios de banir a linguagem neutra foram barradas pelo STF. O Supremo considerou que a matéria se enquadra na competência legislativa exclusiva da União sobre educação, com base nos artigos 22 e 24 da Constituição.
A proibição do uso de linguagem neutra na administração pública, sancionada nesta semana, faz parte de uma iniciativa mais ampla do governo federal para implementar a “linguagem simples” nos órgãos públicos.
A medida se baseia no projeto de lei 6.256/2019, do deputado Pedro Campos (PSB-PE), embora o presidente Lula tenha vetado trechos da proposta original – incluindo a previsão de um “servidor responsável exclusivo” pela implementação das novas diretrizes.
A legislação estabelece orientações práticas para a comunicação governamental, determinando ainda regras para os textos oficiais.
Tudo isso visa tornar a linguagem governamental mais clara e compreensível para toda a população, facilitando o acesso a serviços e informações públicas.
+ Prefeito bolsonarista comemora lei de Lula e provoca esquerda
Eduardo Bolsonaro se revolta com possível julgamento antes das eleições
Eduardo Bolsonaro (PL-SP) reagiu com ironia e críticas duras à notícia veiculada pelo canal CNN Brasil sobre o timing de um… LEIA MAIS!






