
O Brasil marcou presença na lista da revista ‘Time Out’ que elege os bairros mais descolados do mundo em 2025. A Barra Funda, em São Paulo, e Botafogo, no Rio de Janeiro, foram os representantes brasileiros na seleção divulgada nesta quarta-feira (24).
+ Ludmilla é exaltada pela imprensa internacional: ‘Pronta para levar o Brasil para o mundo’
Barra Funda: alternativa e criatividade paulistana
A Barra Funda conquistou a 3ª posição no ranking global. Segundo a Time Out, “A Barra Funda é a alma alternativa de São Paulo, onde a história industrial se encontra com uma atmosfera criativa e inegavelmente descolada. Na mesma quadra, você cruza com concreto, trilhos de trem e uma casa noturna cult”.
O bairro é conhecido por transformar antigos galpões e oficinas mecânicas em estúdios, cafés e espaços culturais. Entre os destaques estão a galeria ‘Mendes Wood’, as lojas ‘Amarello e Verniz’, além de bares e restaurantes como ‘Sururu’, ‘Caracol’, ‘Komah’, ‘A Baianeira’, ‘Mescla’, ‘Mamãe Bar’, ‘Água e Biscoito’ e’ Café Ronin’. As festas e a vida noturna vibrante também chamam atenção de moradores e turistas.
Botafogo: efervescência carioca constante
Já Botafogo aparece na 29ª posição. “Botafogo não para. Justo quando você acha que esse agitado bairro carioca chegou ao auge, surgem novos bares, restaurantes, galerias e cafés em antigas garagens e casarões reformados”, aponta a revista.
Entre os locais mais comentados estão os bares ‘Fala’, ‘Macuna’, ‘Tão Longe Tão Perto’, ‘Polvo’ e ‘Quartinho’, que frequentemente se transformam em pista de dança. Restaurantes como ‘Dainer’, ‘Cirandaia’, ‘Miam Miam’, ‘Ferro e Farinha’, ‘Marchezinho’ e ‘Lazy’, além de ‘Lasai’ e ‘Oteque’, completam o roteiro gastronômico do bairro. Galerias e cafés como ‘Athena’, ‘Cavalo’, ‘The Slow Bakery’, ‘Sult’, ‘Chora Café’, ‘Botica’, ‘Bar Tero’ e ‘Chanchada’ também são destaque.
+ ‘Vale Tudo’: após revelação de que Leonardo está vivo, Afonso toma decisão sobre Odete
Outros bairros internacionais no ranking
O topo do ranking ficou com Jimbōchō, em Tóquio, seguido por Borgerhout, na Antuérpia. Na América Latina, além dos brasileiros, Perpetuo Socorro, em Medellín, ocupa a 15ª posição, e Vila Devoto, em Buenos Aires, aparece em 37º. Cidades visitadas por brasileiros, como Lisboa, Nova York e Miami, também marcam presença com bairros como Anjos (12ª), Red Hook (14ª) e Little River (27ª).
Colaborou: Joaquim Mamede






