
Neste domingo, 7 de setembro, uma bandeira dos Estados Unidos roubou a cena durante manifestação pró-anistia realizada em São Paulo. A ação fez com que a imprensa internacional, internautas e políticos fizessem comentários, já que na data é comemorada a Independência do Brasil.
+ Trump dá ultimato: aviões da Venezuela que ameaçarem forças americanas ‘serão abatidos’
Através de seu perfil no X (antigo Twitter), Eduardo Bolsonaro falou sobre o ato, os descrevendo, em suas palavras, como um agradecimento ao presidente Donald Trump. “Grande bandeira americana nas ruas do Brasil. Imagens de drone hoje, Dia da Independência do Brasil, em mais um protesto pela liberdade e contra Alexandre de Moraes. Uma grande bandeira dos EUA pode ser vista em agradecimento ao presidente Donald Trump”, destacou.
Confira:

Líder do Governo na Câmara faz críticas
Por outro lado, José Guimarães (PT-CE), líder do governo na câmara, criticou o ato, dizendo que os “verdadeiros patriotas carregam a bandeira do Brasil”. “Que ironia! Os que se dizem “patriotas” carregam bandeiras dos EUA e de Israel em suas manifestações. Mas patriota de verdade é quem ergue a bandeira do Brasil, quem defende nossa soberania, nossa democracia e o direito do nosso povo decidir o próprio futuro”, comentou.

O impasse entre direita e esquerda se intensificou após as sanções do governo de Donald Trump contra produtos brasileiros. O republicano chegou a demonstrou seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro na sua rede social, a Truth Social, classificando as investigações contra o político de “caça às bruxas”.

O ato também gerou a reação da imprensa internacional. O New York Times destacou que “muitos depositaram sua fé na Casa Branca”. ”
“Embora o Bolsonaro tenha sido impedido de ocupar cargos públicos até 2030, manifestantes de direita ainda mantêm a esperança de que seus direitos políticos sejam de alguma forma restaurados. Muitos depositam sua fé na Casa Branca“, destacou o jornal.






