
O centro das atenções da Amazônia se volta para o 58º Festival Folclórico de Parintins. A abertura do festival acontece nesta sexta-feira (27) e segue até domingo (29). Realizado há mais de cinco décadas, o espetáculo coloca frente a frente os bois Caprichoso e Garantido em uma das maiores manifestações culturais do Norte do Brasil.
Neste ano, o Caprichoso defende o tema ‘É tempo de retomada’, abordando a resistência dos povos da floresta e a ancestralidade amazônica. O boi azul busca seu tetracampeonato inédito. Ao longo das três noites, o boi azul abordará a luta de indígenas, negros e nordestinos, a força do povo preto na Amazônia e a importância de preservar a floresta e suas culturas.
Em viagem Ana Clara conhece o tradicional ‘Festival de Parintins’
Já o Garantido entra na arena com o tema “Boi do povo, boi do povão”, exaltando a origem popular da festa e tentando conquistar seu 33º título. As três noites trarão os subtemas ‘Somos os povos da floresta’, ‘Terra Brasileira’ e ‘Boi do Brasil’, exaltando a origem popular do boi, a diversidade cultural da Amazônia e a resistência do povo.
As apresentações acontecem no Bumbódromo, arena com formato de cabeça de boi construída especialmente para o festival. Durante as três noites, os bois se revezam na ordem das apresentações. Em sorteio realizado na última semana, ficou definido que o Garantido abre a primeira noite e encerra as duas últimas.
Ex-BBB Isabelle aparece em meio à Amazônia e beleza encanta seguidores: ‘Nosso orgulho’
Festa e rivalidade
Parintins, ilha situada a 370 km de Manaus, entra em clima de festa e rivalidade no mês de junho. A cidade se divide entre o vermelho do Garantido e o azul do Caprichoso. A paixão pelo boi-bumbá toma conta das ruas, famílias e até dos símbolos urbanos — como faixas de pedestres e placas de trânsito — que adotam as cores das torcidas.