
Bolsonaristas celebraram, neste sábado (3), o ataque norte-americano à Venezuela e a anunciada captura de Nicolás Maduro.
Integrantes da ala conservadora comemoraram publicamente. Nas redes sociais, diversos políticos da direita se manifestaram favoravelmente à ação do governo americano.
+ Lula toma medida drástica após ataque dos EUA a Venezuela
Bolsonaristas se manifestam após ataque
O presidente da Comissão de Relações Exteriores, Filipe Barros (PL-PR), anunciou que enviará um “ofício de congratulações ao governo dos EUA pela ação bem-sucedida contra o regime de Maduro”.
Já adianto que, como presidente da Comissão de Relações Exteriores, enviarei ofício de congratulações ao governo dos EUA pela ação bem-sucedida contra o regime de Maduro. pic.twitter.com/lepEqeozeV
— Filipe Barros 🇧🇷 (@filipebarrost) January 3, 2026
O senador Sergio Moro (União-PR) afirmou que o ataque representa “o fim de Maduro” e é “melhor para Venezuela e para o mundo”.
O fim de Maduro, o tirano de Caracas. Melhor para Venezuela e para o mundo.
— Sergio Moro (@SF_Moro) January 3, 2026
O ex-deputado Eduardo Bolsonaro e o deputado federal Nikolas Ferreira, ambos compartilharam uma foto que, supostamente, seria de Maduro capturado pelas forças militares.
O regime venezuelano é o pilar financeiro, logístico e simbólico do Foro de São Paulo.
Com a captura de Maduro vivo, agora Lula, Petro e os demais do Foro de São Paulo terão dias terríveis, anotem. Viva a liberdade! pic.twitter.com/gNlhp30lsP
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) January 3, 2026
May all dictators in Latin America, whether presidents or judges, meet the same fate. pic.twitter.com/3hT1B9XGmO
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) January 3, 2026
Em contraponto, a base governista classificou a ação como imperialista. A deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) afirmou que o ataque é “inaceitável à soberania do povo venezuelano e de toda a América Latina”.
Gravíssimos os ataques dos Estados Unidos contra a Venezuela. Bombardearam o país e capturaram Nicolás Maduro. Trata-se de um ataque inaceitável à soberania do povo venezuelano e de toda a América Latina.
Trump já deixou claro: quer as reservas de petróleo da Venezuela, não tem… pic.twitter.com/rMmHHfC3YC
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) January 3, 2026
Já o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), repudiou com “veemência” a ação e defendeu que “a Bancada do PT conclama as forças democráticas para defender a soberania dos povos latino-americanos”.
A Bancada do PT na Câmara dos Deputados repudia com veemência os ataques dos Estados Unidos à Venezuela na madrugada deste sábado (3), sob ordens de Donald Trump.
O respeito à independência, à autodeterminação dos povos e à não-intervenção são preceitos básicos de soberania de…
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) January 3, 2026
A Venezuela decretou emergência nacional e mobilizou todas as forças de defesa em resposta ao ataque dos EUA.
O ministro da Defesa, Vladimir Padrino, prometeu resistir à presença estrangeira. A crise é o ápice de meses de tensão, com os EUA justificando seu cerco naval e militar no Caribe como uma operação antidrogas.
+ Trump afirma que Maduro foi capturado e assume autoria de ataques na Venezuela
Trump revela detalhes da operação que capturou Maduro
Em entrevista telefônica ao jornal The New York Times na manhã deste sábado (3), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou pessoalmente a captura do líder… LEIA MAIS!






