Há 26 anos, Informando e Entretendo!

Bombeiros revelam a verdade sobre morte de fundador do PT em Ubatuba

Grupo de Bombeiros Marítimos corrige laudo inicial e esclarece que professor da USP não morreu afogado.

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
José Álvaro Moisés, fundador do PT, morreu aos 81 anos (Foto: Reprodução)
José Álvaro Moisés, fundador do PT, morreu aos 81 anos (Foto: Reprodução)

O que parecia ser uma trágica fatalidade nas águas do litoral paulista ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira (18).

- Continua após o anúncio -

A morte do sociólogo, cientista político e professor José Álvaro Moisés, aos 81 anos, ocorrida na última sexta-feira (13), foi oficialmente reclassificada pelas autoridades.

Fundador do PT tem morte esclarecida

Ícone da ciência política brasileira e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), Moisés foi vítima de um mal súbito enquanto estava no mar, e não de afogamento como se chegou a divulgar inicialmente.

O incidente aconteceu na praia de Itamambuca, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. Titular de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o professor deixou um legado inestimável para a academia e para a política nacional.

A confusão em torno da causa da morte começou logo após o resgate. Inicialmente, a informação que circulou era de que Moisés teria se afogado.

- Continua após o anúncio -

Porém, nesta quarta-feira (18), o Grupo de Bombeiros Marítimos (GBMar) emitiu uma nota oficial retificando os fatos. De acordo com a corporação, tudo indica que o professor sofreu uma parada cardiorrespiratória dentro da água.

Assim, a causa primária foi caracterizada como mal súbito, não sendo o caso contabilizado como afogamento” , completa a nota do GBMar, encerrando as especulações sobre as circunstâncias da tragédia.

O socorro foi rápido, mas infrutífero. José Álvaro Moisés foi encontrado inconsciente na faixa de areia da praia de Itamambuca por volta das 17h40 do dia 13 de fevereiro.

- Continua após o anúncio -

As equipes de salvamento iniciaram imediatamente as manobras de reanimação cardiopulmonar ainda na praia, seguindo rigorosamente o protocolo de salvamento aquático. O trabalho continuou até a chegada da equipe médica, que assumiu os procedimentos avançados de reanimação. Infelizmente, apesar de todos os esforços, o óbito foi constatado no local pela equipe de saúde.

Nikolas Ferreira vai acionar MP contra escola que ‘enlatou’ conservadores e críticos de Lula na Sapucaí

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou nesta quarta-feira (18) que irá protocolar uma representação no Ministério Público do… LEIA MAIS!

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2025

Últimas