Aeroportos de Brasília e Viracopos serão leiloados

Assim como Galeão, terminais serão relicitados com novas regras!

Fernando Melo
Fernando Melo
Colunista sobre o mundo da TV, celebridades, influencers e personalidades da mídia em geral, atuante no segmento desde 2012, com passagens por diversos sites. No Área VIP, além de colunista, é coordenador de redação.
Avião
Avião – Foto: YouTube

O governo federal decidiu que os aeroportos de Brasília e Viracopos serão leiloados. O governo quer aproveitar a revisão dos contratos de concessão aeroportuária com problemas financeiros para repassar aos operadores 29 aeroportos regionais.

- Continua após o anúncio -

Diferentemente do Galeão, que será licitado individualmente, os aeroportos de Brasília e Campinas (Viracopos) serão leiloados em blocos. Quem arrematar o aeroporto da capital federal terá que levar dez terminais regionais. Estão na lista:

+ Morte abala Ana Maria Braga: “com muita tristeza”

  • Alto Paraíso (GO)
  • Barreiras (BA)
  • Bonito (MS)
  • Cáceres (MT)
  • Dourados (MS)
  • Juína (MT)
  • Ponta Grossa (PR)
  • São Miguel do Araguaia (GO)
  • Tangará da Serra (MT)
  • Três Lagoas (MS)

De acordo com informações divulgadas pela GloboNews, o plano do governo é leiloar o aeroporto de Brasília após as eleições, no início de dezembro. Os termos do edital estão sendo tratados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e deverão ser submetidos ao plenário da corte nas próximas semanas.

+ Sonia Abrão vai às lágrimas ao comunicar dolorosa morte: “Não cabe em palavras!”

- Continua após o anúncio -

A concessionária de Viracopos passou por processo de recuperação judicial e renegocia com um colegiado coordenado pela Agência Nacional de Aviação Civil. Já no próximo mês, está prevista ainda a assinatura do termo aditivo ao contrato de concessão de Guarulhos, para inclusão de 12 aeroportos.

A concessionária de Guarulhos aderiu ao programa de aviação regional do governo, batizado de Ampliar. O aeroporto não passou pela mesma sistemática da concessão do Galeão. Mas, no fim de 2024, o prazo do contrato foi ampliado em 16 meses, para novembro de 2033, em troca de novos investimentos com aval do TCU.

JAIR BOLSONARO SEGUE EM ESTADO GRAVE!

Carlos Bolsonaro confirmou nas redes sociais que o pai, Jair Bolsonaro (PL), segue internado no hospital DF Star, em Brasília, sem previsão de alta… LEIA MAIS!

Fernando Melo
Fernando Melo
Colunista sobre o mundo da TV, celebridades, influencers e personalidades da mídia em geral, atuante no segmento desde 2012, com passagens por diversos sites. No Área VIP, além de colunista, é coordenador de redação.
Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2025
Temos mais pra Você!
Últimas