No dia 14 de março, o Caldeirão do Huck estreia a terceira edição do Soletrando, competição que reúne estudantes de todo o Brasil para mostrar os conhecimentos da língua portuguesa. Os participantes terão um novo desafio pela frente: as mudanças ocorridas com a Reforma Ortográfica já estarão valendo na competição deste ano. Para compor a mesa de jurados, Luciano Huck conta com o professor Sérgio Nogueira, que está desde a primeiro Soletrando, e ainda com a cantora Sandy, recém formada na faculdade de Letras. A atração terá a duração de 13 semanas e o vencedor será conhecido no dia 13 de junho, em programa que será exibido ao vivo.

Primeiro campeonato nacional de soletração da televisão brasileira, o Soletrando estreou em 2007 e hoje envolve um universo de mais de duas mil escolhas e mais de 400 mil alunos de todo o Brasil. "É muito prazeroso ano a ano ver o projeto do Soletrando se solidificando. O numero de escola e alunos envolvidos cada vez maior. E ao final do processo seletivo, conhecer 27 jovens com vidas, sotaques e características tão diferentes, mas com um ponto em comum de dar orgulho: o prazer pela língua portuguesa", afirma Luciano Huck.

Cada um dos estudantes representa um estado brasileiro e para participar do Soletrando 2009 tiveram de vencer seletivas regionais, que começaram em novembro do último ano. No palco, os jurados irão avaliar o desempenho dos candidatos e, sempre que convocados, poderão também auxiliar com a definição da palavra a ser soletrada, sinônimos, aplicação delas em uma frase ou com sua classificação gramatical. Também caberá a Sandy e a Sergio Nogueira anunciar se a soletração foi feita corretamente ou não.

Previsto para durar 13 semanas – nove de eliminatórias, três de semifinais e uma final –, nesta terceira edição o Soletrando 2009 fará uma homenagem a Monteiro Lobato e o vencedor levará um troféu que leva o nome do escritor, além de uma bolsa de R$ 100 mil reais, que será administrada pela família do candidato. Para cada biblioteca das escolas dos 27 participantes do quadro, a Editora Globo irá doar 12 volumes da obra de Monteiro Lobato; e a Embratel vai doar um computador para cada semifinalista e outros seis para as escolas dos três finalistas da competição.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here