Fátima Bernardes uma hora antes da ancoragem do JN em Ouro Preto (Foto: TV Globo/Gisela Pereira)
A Caravana JN já rodou mais de três mil dos 15 mil quilômetros previstos para a viagem pelo Brasil. Depois de atravessar a Região Sul, a equipe que viaja a bordo do motorhome chegou a Ouro Preto, em Minas Gerais. Cerca de 2500 moradores da cidade foram à Praça Tiradentes na noite da última segunda, dia 14, para assistir de perto à ancoragem do Jornal Nacional, com os jornalistas Fátima Bernardes e Pedro Bial.
Fátima apresentou o jornal da Escola de Minas, no alto da praça, enquanto Pedro Bial participou da ancoragem próximo ao ônibus da caravana. O repórter, que está viajando há 15 dias no motorhome, chegou à cidade mineira no sábado , dia 12. Fátima Bernardes desembarcou em Minas Gerais no mesmo dia. No domingo, dia 13, andou pelas ruas da cidade histórica e fez gravações para a reportagem apresentada ontem no telejornal.
No total, 70 pessoas da TV Globo participaram da produção do Jornal Nacional fora do estúdio da emissora. Esta é a segunda ancoragem do projeto Caravana JN, que vai percorrer todas as regiões do país em dois meses. A primeira foi na Região Sul, em São Miguel das Missões (RS). Até agora, a caravana já passou pelas cidades de Tapejara e Nova Pádua, no Rio Grande do Sul; Frei Rogério e Nova Trento, em Santa Catarina; Paranaguá, Ponta Grossa e Londrina, no Paraná; Pederneiras e Brodowski, em São Paulo; São Roque de Minas (no Parque Nacional Serra da Canastra) e Itaúna, em Minas Gerais – além dos municípios das ancoragens.
Diariamente, o Jornal Nacional exibe as matérias da série Desejos do Brasil, mostrando um pouco dos anseios dos moradores do país. A Caravana JN é um projeto especialmente desenvolvido pela Central Globo de Jornalismo para a cobertura das Eleições 2006.
A cada 15 dias, às segundas-feiras, os jornalistas William Bonner e Fátima Bernardes vão se revezar para encontrar a “equipe andarilha”. A próxima ancoragem será no Nordeste, excepcionalmente em dois dias – 28 e 29 de agosto, segunda e terça-feira -, em função da maior quantidade de estados da região. No dia 11 de setembro, a apresentação será na Região Norte; e dia 25 de setembro, no Centro-Oeste. A última ancoragem do projeto acontecerá no Distrito Federal (Brasília), no sábado, dia 30 de setembro – véspera do primeiro turno das eleições. As cidades das ancoragens foram escolhidas de acordo com a representatividade na história da região. As apresentações serão todas ao ar livre.







