
Em recente entrevista ao “Cena2kPodcast”, a banda “Garotos Podres” alegou que virou alvo de um inquérito policial no fim de novembro deste ano. De acordo com eles, tudo ocorreu após uma denúncia envolvendo a música “Papai Noel, Velho Batuta”, lançada em 1985, nos últimos anos da ditadura militar.
Denúncia teria partido de um integrante da extrema direita
Conforme relataram no bate-papo, a queixa teria sido feita por uma pessoa ligada à extrema direita, cujo nome não foi revelado. Ainda conforme o grupo, o denunciante sustenta que a letra da canção estimula a violência ao mencionar sequestro e morte de uma figura simbólica associada à tradição cristã em escala mundial.
A música, que se tornou o maior sucesso do grupo, traz no refrão versos que criticam a desigualdade social e o consumo, mencionando diretamente o Papai Noel como representação desse contraste: “Papai Noel, velho batuta/ Rejeita os miseráveis/ Eu quero matá-lo/ Aquele porco capitalista/ Presenteia os ricos/ (Cospem nos pobres).“, diz um trecho da canção.
++ Vaza videochamada de Zezé Di Camargo com Bolsonaro; assista!
Ouça:
Banda Garotos Podres compara investigação atual à censura do período militar
A banda diz enxergar o episódio como um ato de censura. Além disso, eles destacaram que, nem mesmo no período em que a música foi lançada, quando o país ainda vivia sob o regime militar, foram submetidos a interrogatórios policiais.
Na mesma publicação, os “Garotos Podres” relataram que o baterista, integrante mais novo da formação e que sequer havia nascido em 1985, passou a ter pesadelos recorrentes após o interrogatório.
++ Bolsonaristas anunciam boicote à Havaianas após comercial
Assista:
Nota do PT associa investigação a perseguição moral, religiosa e política
Recentemente, o caso polêmico gerou manifestações de apoio. O Partido dos Trabalhadores (PT) de São Bernardo do Campo, por exemplo, divulgou uma nota de solidariedade, classificando o episódio como mais um sinal da permanência de práticas autoritárias no Brasil, “travestidas de perseguição moral, religiosa e política.”
Por fim, os “Garotos Podres” repudiaram “qualquer tentativa de silenciar a arte, a cultura e a liberdade de expressão. Princípios fundamentais de uma sociedade verdadeiramente democrática.“.
++ PT se revolta após Instagram “censurar” Lula: “Isso é inadmissível”
Veja:
Em SP, estudantes são impedidos de exibir vídeos de Bolsonaro
Alunos do curso de teatro da “Casa de Cultura Dinorath do Valle”, em São José do Rio Preto (SP), receberam a orientação de retirar vídeos do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) de uma encenação. Em suma, a peça de teatro falava sobre… LEIA MAIS!






