
Um ciclone previsto para se formar a partir da próxima sexta-feira (30) acendeu o sinal de alerta em grande parte do Sudeste do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno deve provocar chuvas intensas, tempestades severas e volumes elevados de precipitação nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais.
+ Ex-BBB 26 é internado em clínica especializada e estado chama atenção: detalhes vêm à tona
Volumes elevados e risco de transtornos
Segundo o Inmet, o sistema deve se organizar no litoral do Sudeste e favorecer acumulados que podem ultrapassar 100 milímetros em áreas da Serra da Mantiqueira já na sexta-feira. No litoral paulista, a previsão indica volumes acima de 60 milímetros em poucas horas, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos.
Na capital paulista e em outras regiões do estado, o dia deve ser marcado por tempestades com possibilidade de granizo, rajadas de vento e transtornos urbanos. A instabilidade também pode atingir municípios do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais.
Chuva persiste no fim de semana
No sábado (31), as áreas mais afetadas devem se deslocar entre o Triângulo Mineiro e o estado do Rio de Janeiro, mantendo acumulados elevados. O ciclone deve seguir influenciando o tempo até o início da próxima semana, sustentando um canal de umidade entre o Espírito Santo e Mato Grosso.
Frente fria antecede o sistema
Antes da chegada do ciclone, uma frente fria já provoca chuvas fortes no Paraná e em Santa Catarina a partir desta quinta-feira (29). O Inmet recomenda atenção redobrada, especialmente em áreas vulneráveis a alagamentos e deslizamentos.
+ Lula diz que vai conversar ‘olho no olho’ com Trump
Alexandre de Moraes dá sinal verde para prisão de Nikolas Ferreira
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a prisão de Nikolas Ferreira, deputado federal (PL-MG), e também de apoiadores… LEIA MAIS!





