
A equipe médica de Jair Bolsonaro está aguardando uma decisão judicial para deslocar-se a Brasília para realizar a intervenção cirúrgica no ex-presidente.
O cirurgião geral Claudio Birolini confirmou à CNN Brasil neste domingo (21) que o grupo aguarda em São Paulo a autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para realizar a cirurgia. “Saindo a autorização daremos seguimento, independente da data”, declarou Birolini.
+ Lula quebra o silêncio e detona Zezé Di Camargo por ofender filhas de Silvio Santos
Advogados de Bolsonaro ainda não marcaram data para cirurgia
A decisão do ministro Alexandre de Moraes, publicada na sexta-feira (19), transferiu para a defesa de Bolsonaro a responsabilidade de indicar a data e a programação do procedimento.
Porém, até o momento, os advogados do ex-presidente, embora já intimados, ainda não formalizaram o pedido junto ao tribunal. Birolini detalhou os próximos passos: “Uma vez autorizado, daremos sequência aos procedimentos de internação, preparo pré-operatório, exames complementares e procedimentos propostos”.
A cirurgia em questão é uma herniorrafia inguinal bilateral, indicada para amenizar as intensas crises de soluços que têm atingido Bolsonaro.
Uma perícia da Polícia Federal atestou a necessidade do procedimento, mas classificou-o como eletivo, isto é, sem caráter de urgência, um ponto também destacado por Alexandre de Moraes em sua decisão.
Os peritos relataram que, durante o exame, o ex-presidente apresentava de 30 a 40 soluços por minuto, de forma ininterrupta, quadro que pode gerar complicações no sono, na alimentação e agravar o problema da hérnia.
Com a manifestação da defesa de Bolsonaro, o processo seguirá para a Procuradoria-Geral da República, que terá um prazo de 24 horas para emitir seu parecer, definindo os trâmites finais para a cirurgia.
Flávio Bolsonaro decreta própria vitória na eleição de 2026
Em entrevista ao SBT News, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) mostrou-se confiante e firmou sua vitória na eleição presidencial de 2026… LEIA MAIS!






