
No final de julho, a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, aprovou o VIZZ. A solução é um colírio de uso diário à base de aceclidina para o tratamento da presbiopia em adultos. Tal medicação pode eliminar os óculos para quem tem a patologia. O medicamento corrige a visão de perto sem a necessidade de óculos. Além disso, a previsão indica que chegará ao mercado norte-americano no quarto trimestre de 2025. Desenvolvido pela LENZ Therapeutics, Inc., o VIZZ contém solução oftálmica de aceclidina a 1,44%. Em resumo, ele se tornou o primeiro e único colírio com essa substância aprovado para a condição.
Ana Maria Braga é submetida a procedimento nos olhos e surge de óculos escuros no Mais Você
A presbiopia, popularmente chamada de “vista cansada”, afeta cerca de 1,8 bilhão de pessoas no mundo. A doença compromete gradualmente a capacidade dos olhos de focar objetos próximos, geralmente a partir dos 40 anos. A LENZ descreve a aprovação como um avanço significativo para os 128 milhões de adultos norte-americanos que convivem com a visão de perto embaçada. O colírio atua contraindo o músculo esfíncter da íris. Em resumo, ele aumenta a profundidade do foco e melhora a visão de perto por até 10 horas, sem provocar desvio miópico.
Colírio é liberado depois de resultados clínicos
A FDA baseou sua decisão nos resultados de três estudos clínicos de fase 3. Os testes CLARITY 1 e CLARITY 2 avaliaram eficácia e segurança em 466 participantes que utilizaram uma dose diária durante 42 dias. Entretanto, o estudo CLARITY 3 acompanhou 217 pessoas ao longo de seis meses, também com aplicação diária, para analisar a segurança a longo prazo.
Virginia implora por perdão após fazer propaganda enganosa de óculos: ‘Não esperava’
Nos dois primeiros estudos, os resultados mostraram melhora na visão de perto em apenas 30 minutos após a aplicação, com efeito duradouro de até 10 horas. O medicamento apresentou boa tolerabilidade, sem eventos adversos graves. Em resumo, entre as reações mais comuns, os participantes relataram irritação local, visão turva e dor de cabeça, todas leves e passageiras.
Mudança pode eliminar óculos para quem tem presbiopia
Para especialistas envolvidos no desenvolvimento, o VIZZ representa uma mudança de paradigma no tratamento da presbiopia. A expectativa é que médicos e optometristas adotem rapidamente o colírio como uma solução eficaz, segura e de grande demanda, capaz de se tornar referência no cuidado ocular para essa condição.
Colaborou: Reginaldo Lemos






