MSN

- Publicidade -

Com 54% de rejeição, Lula tem aprovação em queda livre

Números revelam governo pressionado, com mais da metade do país reprovando sua gestão.

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Presidente Lula – FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

Uma pesquisa Futura/Apex, divulgada nesta sexta-feira (12), mostra um cenário sombrio para a esquerda. Os dados, coletados entre 3 e 9 de dezembro, mostram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta uma grande rejeição: 53,8% dos brasileiros desaprovam sua gestão.

- Continua após o anúncio -

Por outro lado,  apenas 40,7% aprovam. Outros 4,9% dos entrevistados não souberam ou não responderam. A pesquisa foi divulgada pelo site CNN.

+ Lula vai analisar projeto que pode reduzir pena de Bolsonaro: “Tem que pagar”

Aprovação de Lula estagna enquanto desaprovação cresce

O levantamento, realizado com 2.001 pessoas e margem de erro de 2,2 pontos percentuais, confirma uma tendência perigosa de erosão política.

- Continua após o anúncio -

Em relação a novembro, a desaprovação oscilou dentro da margem de erro, mas segue uma trajetória ascendente, saindo de 52,8% para os atuais 53,3%.

Do outro lado, a aprovação do presidente também apresenta sinais de estagnação, mantendo-se no mesmo patamar crítico.

- Continua após o anúncio -

Em novembro, o índice era de 40,9%, recuando ligeiramente para os 40,7% atuais, uma oscilação dentro da margem de erro, mas que mostra a incapacidade do governo de reverter a onda de insatisfação que se espalha pelo país.

Os números, com confiança de 95%, expõem a fragilidade do apoio a Lula e acendem um alerta vermelho no Palácio do Planalto.

Já outra pesquisa, dessa vez do Instituto Futura, sobre intenção de voto para presidente em 2026, em simulações de segundo turno, o petista empataria tecnicamente, dentro da margem de erro, com três potenciais adversários: o senador Flávio Bolsonaro (PL) e os governadores Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO).

No entanto, quando outros nomes entram na disputa simulada, as projeções não são boas para o atual presidente: Lula apareceria atrás do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).

Ministros do STF lamentam medida que reduz pena de Bolsonaro

Moraes descobre que exames de Bolsonaro para solicitar cirurgia são antigos

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, indeferiu, nesta quinta-feira, um pedido da defesa… LEIA MAIS!

Amanda Souza
Amanda Souza
Jornalista e redatora há 7 anos. Escrevo o que vejo, o que sinto e o que vivo. De MT para o mundo que ainda sonho em conhecer.
Prêmio Área VIP 2025

Últimas