
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na manhã desta terça-feira (21) para uma série de compromissos na Ásia. A viagem inclui passagens pela Indonésia, entre os dias 23 e 24, e pela Malásia, de 24 a 28 de outubro. Durante a missão, Lula deve assinar acordos na área de energia renovável e participar de encontros empresariais, políticos e diplomáticos.
+ Lula anuncia Guilherme Boulos como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência
Na quinta-feira (23), o petista será recebido pelo presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, em visita de Estado. Além da assinatura de um memorando de entendimento sobre energia limpa, Lula discursará no encerramento do Fórum Empresarial Brasil–Indonésia.
Compromissos e homenagens
Na sexta-feira (24), o presidente visita a sede da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), em Jacarta, e se reúne com o secretário-geral do bloco, Kao Kim Hourn. Em seguida, ele segue para Kuala Lumpur, na Malásia.
No sábado (25), Lula participará de cerimônia oficial e receberá o título de doutor honoris causa pela Universidade Nacional da Malásia (UKM). Já no domingo (26), o brasileiro participa da abertura da 47ª Cúpula da Asean e deve realizar reuniões bilaterais, incluindo uma com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
+ Lula cobra o Banco Central: “Vai precisar começar a baixar os juros”
Expectativa de encontro com Trump
O momento mais aguardado da viagem é a possível reunião entre Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prevista para domingo. Fontes do governo confirmaram que há negociações em andamento, embora o encontro ainda não esteja oficialmente confirmado por conta das agendas.
O chanceler brasileiro também se reuniu recentemente com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Washington, para tratar de tarifas e sanções comerciais.
Com essa intensa agenda internacional e novas viagens pelo Brasil, Lula reforça sua presença política e mira na consolidação de alianças antes das eleições.






